A Fisker Automotive é uma empresa de origem norte amerciana que produziu um dos primeiro automóveis elétrificados do mundo.
Chamava-se o Fisker Karma, lançado em 2011, um desportivo que fazia gala do seu motor térmico a gasolina e mais duas unidades elétricas para um total de 409 CV e uma autonomia em modo zero emissões de 80 km, um espetáculo para a época. A produção do Fisker Karma chegou ao fim em 2012 devido a uma falha da empresa que fornecia as baterias, o que obrigou a própria a decretar o fecho em 2013.
O fundador da empresa, Henrik Fisker não ficou de braços cruzados e em 2015 regressou à indústria automóvel com um nova marca de veículos elétricos. Desta forma criou a Fisker Inc., cujo primeiro modelo foi o Fisker Ocean, um SUV de emissões zero com 630 km de autonomia. Agora, a marca anuncia o desenvolvimento e produção do seu modelo mais potente até á data, que deverá ser lançado depois dos modelos anunciados até 2025. Estamos a falar dos Fisker Pear, um zero emissões acessível; Ronin, uma berlina de luxo 100% elétrica; e o Alaska, uma pick-up 100% elétrica.
A Fisker Inc. também quer voltar a lançar um modelo que a tornou famosa, mas desta vez vestido de hiperdesportivo elétrico. Trata-se de um automóvel de dois lugares com 4,76 m de comprimento, 2 m de largura e 1,25 m de altura. A aposta foi na leveza do conjunto, utilizando alumínio para o chassis e a fibra de carbono em diferentes elementos da carroçaria. Ainda assim, o peso anunciado ronda os 2400 kg.
A nível mecânico, a marca norte americana confirmou que vão existir duas versões do novo Karma Kaveya. A versão de acesso vai utilizar um motor elétrico posicionado no eixo traseiro que vai debitar 536 CV. Por outro lado, a versão mais potentes vai debitar 1180 CV em conjunto com um binário máximo de 1721 Nm. A aceleração dos 0 aos 100 km/h vai ficar abaixo do três segundos enquanto a velocidade máxima chega aos 290 km/h. A bateria, de 120 kWh vai permitir uma autonomia de até 400 km.