Site icon Revistacarros

Fiat volta a interromper produção do 500e

A Stellantis não tem outra opção senão suspender a produção do Fiat 500e. A procura do citadino elétrico continua a ser fraca, obrigando a uma nova paragem na fábrica de Mirafiori.

A fábrica italiana suspendeu a produção várias vezes este ano e está prestes a fazê-lo mais uma vez. Depois de ter dito aos sindicatos que as operações seriam suspensas de 18 de dezembro a 5 de janeiro, está agora a acrescentar o intervalo de 2 a 17 de dezembro à paragem.

Por conseguinte, o Fiat 500e não será montado a partir de segunda-feira, 2 de dezembro, até domingo, 5 de janeiro de 2025. Não é apenas o pequeno hatchback que é afetado pela baixa procura, pois a Maserati está a enfrentar um problema idêntico. A produção do GranTurismo e do GranCabrio também será interrompida durante este intervalo.

A casa-mãe da Fiat diz que as atividades na sua fábrica em Turim serão temporariamente interrompidas devido a uma “incerteza contínua nas vendas de carros elétricos em vários mercados europeus”. Os veículos elétricos representam 97% da produção nas instalações de Mirafiori. A Stellantis diz ainda que está a travar a produção da Maserati também devido à baixa procura de carros de luxo fora da Europa, como nos Estados Unidos e na China.

O novo Fiat 500 está a ser preparado para ser vendido numa versão com motor de combustão. O plano é lançar um 500 híbrido em 2026, quando a produção começar nas mesmas instalações italianas. Fabricado na Polónia, o modelo da geração anterior ainda é vendido em certas regiões com motor a gás. Sim, estamos a falar de um automóvel que chegou ao mercado em 2007. O seu homólogo Abarth hot hatch ainda está disponível, mas a divisão de performance da Fiat já anunciou planos para se tornar puramente elétrica.

Exit mobile version