A nova geração do Fiat Panda foi revelada na sua versão de produção como um hatch de inspiração retro, de posição de condução elevada, com traços de estilo crossover e uma unidade de tração elétrica opcional.
Denominado Grande Panda para realçar a sua maior dimensão em comparação com o modelo atual, será posicionado mais próximo do segmento dos subcompactos (supermini).
O novo modelo estará disponível com grupos motopropulsores totalmente elétricos e híbridos, e partilha as bases da plataforma Stellantis Smart Car com o Citroën C3/e-C3. O lançamento terá início na Europa, no Médio Oriente e em África, seguindo-se outros mercados. A Fiat descreveu o Grande Panda como “o primeiro de uma nova linha global”, confirmando o lançamento de um novo veículo todos os anos até 2027.
O Fiat Grande Panda adopta um design retro-futurista, fortemente inspirado no Fiat Concept City Car que estreou no início deste ano. O padrão X pixelizado nos faróis e farolins traseiros LED é espelhado pelas jantes de 17 polegadas de quatro raios. Os guarda-lamas quadrados, o revestimento de plástico, as barras de tejadilho e a generosa distância ao solo contribuem para uma postura robusta, que faz lembrar o Panda 4×4 original.
Medindo 3,99 m de comprimento, o Fiat Grande Panda é 337 mm mais comprido em comparação com o seu antecessor, mas 25 mm mais curto do que o Citroen C3.
A Fiat não nos mostrou o interior, mas disse que o habitáculo pode acomodar cinco passageiros, acrescentando que o carro é “perfeitamente adequado para famílias e mobilidade urbana em todos os países”. A julgar pelos conceitos e teasers anteriores, o interior provavelmente apresentará formas ovais, como uma referência à pista no telhado da fábrica de Lingotto, em Turim.
O fabricante não detalhou as especificações técnicas do novo modelo, mas confirmou que será oferecido em formas totalmente eléctricas e híbridas, recuando do anúncio inicial de um modelo apenas EV.
Esperamos que o alinhamento das mecânicas espelhe o Citroen C3/e-C3. O modelo francês está disponível com um motor híbrido moderado de 1,2 litros e três cilindros que produz 102 CV, acompanhado por um motor elétrico de 28 CV integrado numa caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades e uma pequena bateria de 48V.
Quanto ao EV, o Citroen ë-C3 vem equipado com um motor elétrico montado à frente que produz 113 CV e uma bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 44 kWh, oferecendo até 320 km de autonomia WLTP. A Citroën também anunciou uma versão elétrica mais acessível, com uma autonomia de 200 km, que poderá vir a ser utilizada no Fiat.
A marca não mencionou a possibilidade de uma versão AWD que poderia continuar a linha de sangue do Panda 4×4. O novo Fiat Grande Panda será proposto ao lado da antiga geração que foi recentemente renomeada Pandina, recebendo uma extensão de vida até 2030.