A Fiat anunciou os seus resultados de 2023 e a grande notícia é que mantém a posição de marca da Stellantis mais vendida pelo terceiro ano consecutivo.
As vendas globais do construtor italiano atingiram 1,35 milhão de unidades, representando um aumento de 12% em relação ao ano anterior.
Quatro mercados-chave desempenharam um papel importante no sucesso da Fiat, com a marca a obter algumas quotas de mercado impressionantes – Brasil (21,8%), Itália (12,8%), Turquia (15,7%) e Argélia (78,6%). Quanto aos modelos que se destacaram em cada mercado, a pick-up Strada foi a mais vendida no Brasil, o Panda dominou em Itália e o modelo compacto “low cost” Egea/Tipo conquistou os corações na Turquia e na Argélia.
Leia também: Fiat 500e foi o rei dos citadinos elétricos na Europa em 2023
A Fiat foi também a marca líder na América do Sul, com uma quota de mercado de 14,5% e um total de 542 000 vendas em 2023. A presença da Fiat em muitos mercados de todo o mundo, foi o que ajudou a marca a superar todas as outras marcas principais da Stellantis, incluindo Citroen, Peugeot e Opel.
Na Europa, o Fiat 500e foi o veículo elétrico urbano mais vendido, com uma quota de 14,7% (+0,3%) nos segmentos de veículos urbanos totalmente eléctricos (A) e supermini (B). No segmento dos veículos a combustão, os “velhinhos” Panda e 500 conquistaram uma quota de 44,4% no seu segmento, com vendas acumuladas de 230.000 unidades.
Falando do futuro, o CEO da Fiat, Olivier François, afirmou que a “segunda temporada” da marca italiana começará em breve. Embora não tenha entrado em pormenores, acrescentou que a nova era irá “dar vida ao outro lado da nossa love brand, aquele que significa inclusivo, engenhoso, italiano e, além disso, global”.
No ano passado, a Fiat lançou o pequeno SUV 600 e o quadriciclo Topolino na Europa, e a pick.up média Titano na Argélia, África e América do Sul. Quanto a 2024, o destaque será a estreia do novo Panda como crossover elétrico acessível para competir com os “invasores” chineses.