Revistacarros

Fiat apresenta novas gamas Tipo e Panda

A Fiat apresentou num evento virtual as novas gamas do Tipo e do Panda, basicamente a sua família de veículos funcional. Os dois modelos foram renovados e ganharam novas versões e opções de equipamento.

Os dois modelos passam a ser vendidos em três níveis de equipamento: Life, para utilizadores que privilegiam a circulação em ambiente urbano; Sport, para clientes com estilo de vida ativo; Cross, para quem também utiliza a viatura para explorar os grandes espaços ou em atividades mais ligadas ao lazer.


Todavia, no Tipo convém destacar a nova versão Cross que funciona como uma espécie de crossover disponível tanto nas carroçarias berlina de 5 portas como carrinha station wagon. É direcionada às famílias que procuram estilos alternativos, sem sacrifício do espaço e conforto. Segundo a Fiat, essas famílias estão receptivas para viaturas mais emotivas, dinâmicas e jovens, mas sempre a um preço acessível. O novo Tipo Cross vem responder a essa tendência do mercado.


Esta nova opção permite disponibilizar uma posição de condução mais elevada, além de facilitar as entradas e saídas da viatura. O novo Fiat Tipo Cross também oferece quase mais sete centímetros de altura do total face a um Tipo convencional.

Tem elementos estéticos específicos como o rebordo das cavas das rodas, nas partes laterais e à frente, onde também há espaço para uma exclusiva placa de proteção inferior e para o para-choques com uma proeminente barra de proteção, conferindo que um aspeto mais sólido e musculado.

Destaque ainda para as saias laterais, para extrator traseiro e as práticas barras no tejadilho, até agora só disponíveis na versão Station Wagon.

O habitáculo recebe um novo painel de instrumentos digital totalmente configurável de sete polegadas, que vem substituir o painel de instrumentos analógico, sendo combinado com um novo rádio Uconnect 5 com ecrã tátil de 10,25 polegadas.

No capítulo mecânico, o Tipo Cross pode contar com o motor Diesel 1.3 Multijet de 95 cv ou 1.6 de 130 cv (ganha 10 CV), além de um novo propulsor a gasolina 1.0 GSE T3 de 100 cv.

Para além desta versão, a marca estreia ainda uma opção Sport que chega no final do primeiro trimestre. Esta versão de aspeto desportivo, distingue-se por elementos específicos, incluindo o emblema “Sport” na zona do guarda-alamas dianteiro e a exclusiva cor de carroçaria Cinzento Metropolis enriquecida com jantes em liga com acabamento diamante de 18”.

Iclui o novo emblema com lettering Fiat. O Tipo é, aliás, o primeiro modelo da Fiat a ostentar este logótipo, imediatamente a seguir ao novo 500.

Quanto ao Panda, destaque para a renovação estética pouco pronunciada, mas que ganha uma opção Sport para um público mais jovem e dinâmico.

A nova proposta carateriza-se por oferecer jantes em liga bicolores ‘Sport’ de 16″ com centro de roda preto e vermelho, puxadores e capas dos retrovisores da cor da carroçaria e, como alternativa, em preto brilhante a condizer com tejadilho preto (opcional).

O Panda Sport distingue-se ainda pelo exclusivo logo cromado “Sport” na lateral, por cima do indicador de direção.
O habitáculo recebe igualmente apontamentos exclusivos como, por exemplo, o novo tablier em cor de titânio, os painéis das portas específicos em ecopele, o forro do tejadilho preto e os novos bancos com revestimento cinzento-escuro, detalhes em ecopele, painéis laterais em tecido e com pespontos vermelhos.

Pela primeira vez no Panda, o equipamento de série inclui o novo rádio com ecrã tátil de 7” com sistema digital DAB, preparado para Apple CarPlay e Android Auto, para completa integração com o smartphone, que pode ser colocado num prático suporte acima do rádio.

O Panda Sport vem equipado com m motor a gasolina 1.0 Firefly Hybrid de 70 cv, que combina o propulsor de três cilindros de um litro com um motor elétrico BSG (Belt-integrated Starter Generator) com bateria de iões de lítio de 11 Ah e pico de potência de 3,6 kW.

Exit mobile version