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Na Europa, a Stellantis fornece motores a gasolina mild-hybrid em praticamente todos os seus novos modelos. No Brasil, a Fiat está a combinar, pela primeira vez, o conceito mild-hybrid com seus propulsores que utilizam etanol além da gasolina.

O resultado é o T200 Hybrid: um motor 1.0 de três cilindros turbo com 130 CV e 200 Nm, que equipa o Fiat Fastback e o Pulse, modelos que não estão disponíveis na Europa. Nas novas variantes mild-hybrid do Fastback e do Pulse, a máquina T200 Hybrid está sempre ligada a uma caixa CVT, uma transmissão continuamente variável que, no caso dos Fiat, é capaz de simular a presença de sete relações.

O grupo motopropulsor é também ajudado por duas baterias de 12 V. Uma é uma bateria de chumbo-ácido de 68Ah que se encontra simplesmente debaixo do capô. A segunda é uma bateria de iões de lítio de 11Ah alojada sob o banco do condutor. Estas duas baterias alimentam um motor elétrico que apoia o motor a gasolina com até 4 CV.

De acordo com a Fiat, os novos motores “mild-hybrid” são até 11,5% mais eficientes em termos de consumo de combustível do que os motores normais de três cilindros, tanto a gasolina como a etanol. No Brasil os motores a etanol são muito comuns.

 

 

Ricardo Carvalho

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