Revistacarros

Fevereiro de 2025 foi para a Tesla o pior dos últimos cinco anos

A Tesla teve o seu pior fevereiro dos últimos cinco anos na Europa. A Tesla viu as suas entregas caírem uns impressionantes 44% em fevereiro, em comparação com fevereiro do ano passado. Isto e muito mais, de acordo com os dados da Jato Dynamics.

Recentemente, leu uma história detalhada na AutoWeek.co.uk sobre os novos veículos de passageiros registados em fevereiro nos países da UE28 (países da UE mais o Reino Unido, a Noruega e a Suíça). Com 996.271 unidades, houve menos 2,5% do que em fevereiro do ano passado. Destes, 164.148 eram automóveis totalmente eléctricos. A quota de mercado dos VEs situou-se em 17% em fevereiro, consideravelmente mais elevada do que no mesmo mês do ano passado (13%). Neste artigo, vamos centrar-nos nos automóveis eléctricos. Afinal de contas, muito está a acontecer no sector europeu dos VE.

Não foi a Tesla, mas a Volkswagen foi – de longe – a marca que registou o maior número de automóveis elétricos em fevereiro. Foram registados 19.565 novos Volkswagens elétricos, mais 180% do que em fevereiro do ano passado. O ID4 teve um desempenho extraordinário, saindo das salas de exposição 150 por cento mais vezes do que em fevereiro do ano passado (6.172 unidades). A Volkswagen também fez bons números com o ID7 e o ID3.

A Tesla viu as suas entregas caírem 44% em fevereiro, embora ainda esteja em segundo lugar com 15.737 registos. Aliás, o Tesla Model Y foi novamente o automóvel elétrico mais popular, com 8790 matrículas, mas com menos 56% do que em fevereiro do ano passado. O Tesla Model 3 terminou o mês de fevereiro em segundo lugar, com 6 834 registos. Estas foram 14% menos do que em fevereiro do ano passado.

O facto de o declínio do registo do Modelo Y ser muito maior do que o do Modelo 3 sugere que estamos a assistir a um efeito da chegada do Modelo Y atualizado. De todos os VEs registados em fevereiro, 9,6% eram um Tesla. Nos últimos cinco anos, a percentagem de registos de veículos elétricos da Tesla em fevereiro nunca foi tão baixa. Nos primeiros dois meses deste ano, a quota de registos de veículos elétricos da Tesla foi de 7,7 por cento. Nos primeiros dois meses de 2024, essa quota foi de 18,4%. Não é possível provar fatualmente se, e em que medida, os sentimentos negativos e os sentimentos sobre e em torno do chefe da Tesla, Elon Musk, desempenham um papel na diminuição dos registos da Tesla.

No top 25 dos automóveis elécricos mais registados, encontramos alguns modelos que não existiam em fevereiro do ano passado. Mencionamos o Renault 5 E-Tech Electric, o Volkswagen ID7, o Kia EV3, o Citroën ë-C3, o Audi Q6 e-tron, o Cupra Tavascan, o Renault Scenic, o Ford Explorer EV, o Peugeot e-3008 e o Porsche Macan (Electric). Uma parte significativa destes veículos é, por conseguinte, parcialmente responsável pelas elevadas taxas de crescimento registadas nas classificações das marcas. O Volvo EX30 registou um decréscimo notável.

Exit mobile version