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Ferrari 296 Speciale é o mais divertido da história

A tradição dos berlinettas mais picantes de Maranello continua e, depois do 360 Challenge Stradale, do F430 Scuderia, do 458 Speciale e do 488 Pista, todos os olhos estão postos no novo Ferrari 296 Speciale.

Ferrari 296

Trata-se de uma profunda evolução do já muito desportivo 296 GTB, centrada em aumentar a potência (+50 CV), reduzir o peso (-60 kg) e otimizar a dinâmica de condução (+20% de carga aerodinâmica) para alcançar, nas palavras dos designers que o conceberam, o Ferrari mais divertido de conduzir da história.


Os lápis do Centro de Estilo dirigido por Flavio Manzoni e as exigências dos engenheiros liderados por Gianmaria Fulgenzi convergem no 296 Speciale para tirar o melhor proveito das prestações e da presença na estrada. Abandonando o ar meloso do 296 padrão, o Speciale mostra um caráter muito apaixonado e, na minha opinião, também capaz de atrair um público mais jovem.

Já na frente, a boca se abre totalmente, com um splitter suspenso. Nas laterais, destacam-se as cortinas de ar, que têm uma função aerodinâmica fundamental, enquanto que do centro da entrada de ar dianteira parte um canal que chega até ao capô: é o Aero Damper, um duto que ajuda a estabilizar o carro nas frenagens e acelerações.


As três fendas nas passagens das rodas são lindas, uma característica distintiva das versões especiais da Ferrari, enquanto nas laterais destacam-se as novas jantes em forma de estrela, totalmente em carbono. Na parte traseira, chamam a atenção as novas aletas laterais, que parecem projetar o carro para a frente e funcionam em conjunto com o spoiler ativo retrátil.


O difusor traseiro é enorme, enquanto a traseira tem um perfil mais geométrico em geral e os faróis parecem submersos na zona central, que pode ser da mesma cor que o resto da carroçaria ou em preto.
A versão descapotável Aperta dá ainda mais ênfase à ponte central. O seu teto rígido retrátil é ativado em 14 segundos e a uma velocidade máxima de 40 km/h.


O interior do 296 Speciale reflete o seu caráter simples e desportivo. Tudo o que é considerado supérfluo foi eliminado ou substituído por soluções mais ergonómicas. Um exemplo desta «dieta» são os painéis das portas, agora substituídos por uma única peça integral de fibra de carbono com fixações à vista e perfurada para alojar o sistema de áudio.


A consola central também é em fibra de carbono e tem a forma de uma torre, sobre a qual se destaca o seletor de marchas. Por último, no volante, regressam os botões físicos: num desportivo tão puro, não há que distrair-se com controlos táteis.

A cereja no topo do bolo é representada pelas intervenções técnicas no sistema de propulsão híbrido plug-in. O motor V6 biturbo apresenta valores de binário e potência superiores, em parte graças a uma maior pressão na câmara de combustão. Assim, estabelece-se um novo recorde de potência específica para a categoria (234 CV/litro) graças a uma potência total de 700 CV (+37 CV em comparação com o 296 GTB).

A mecânica também é 9 kg mais leve graças a uma fresagem especial adicional e ao uso de pistões de alumínio e bielas de titânio, como no F80. Na balança, o 296 Speciale pesa 1.410 kg, que se transformam em 1.460 para o Aperta.

A caixa de câmbio continua sendo uma automática de dupla embraiagem com oito velocidades, mas ficou ainda mais rápida, assim como a resposta da direção foi aumentada para uma aceleração lateral superior. Da mesma forma, a Ferrari trabalhou no som, eliminando alguns materiais absorventes e retocando os tubos de escape.
O motor elétrico também ganha potência, mais 13 CV, para um pico de 180 CV no modo Qualifying. Os outros programas, selecionáveis através do eManettino, são Performance, Hybrid e e-Drive, este último para poder percorrer 25 km com energia elétrica e atingir uma velocidade de 135 km/h.


Em comparação com o 296 original, o Speciale tem uma posição rebaixada em 5 milímetros. Para gerir os 880 CV de potência, o sistema eletrónico foi modificado e foram montados pneus Piloti Sport Cup2 especialmente desenvolvidos pela Michelin.

No total, o 296 Speciale é capaz de desenvolver 880 cv de potência, o que se traduz em uma aceleração de 0 a 100 em 2,7 segundos e de 0 a 200 em 7 segundos. É capaz de atingir os 350 km/h (limitados) e dá uma volta no circuito de Fiorano em 1’19”.

O Ferrari 296 Speciale não é fabricado como edição limitada, mas será oferecido apenas por um curto período de tempo para garantir a sua exclusividade. As entregas do coupé estão previstas para o início de 2026, enquanto o Aperta chegará pouco depois, com preços a partir de 407.000 e 462.000 euros, respetivamente. Que o Lamborghini Temerario comece a tremer!

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