Fernando Alonso fez-se passear no novo Aston Martin Valiant, o exclusivo supercarro V12 de 5,2 litros com caixa de velocidades manual criado pela marca britânica por sua encomenda pessoal.
O bicampeão recebeu o modelo na Aston Martin Mónaco, o concessionário da marca na sua cidade natal, e já foi visto a conduzi-lo pelas ruas de Monte Carlo.
A paixão de Alonso pelo automobilismo e pelo desempenho resultou na criação de um novo supercarro, em parceria com a marca que representa na F1, a Aston Martin. O seu desejo pessoal de uma nova versão, ainda mais extrema e personalizada do Valour, que o fabricante irá revelar em 2024 para celebrar o seu 110º aniversário, levou à chegada do Aston Martin Valiant.
Leia também: Nunca se venderam tantos Aston Martin em Portugal
A criação do Valiant foi possível graças à estreita colaboração de Fernando Alonso com o departamento ‘Q by Aston Martin’, capaz de personalizar os modelos da marca tanto em termos de design como de aspetos técnicos, com a possibilidade de criar produtos de edição imitada ou mesmo únicos no mundo.
O Aston Martin Vantage Coupe foi desenvolvido para o prazer de condução em estrada e em pista, com um desempenho máximo em pista, mas com homologação para a estrada. As suas especificações falam por si, com um motor V12 twin-turbo de 5,2 litros, 745 CV e 753 Nm de binário, associado a uma caixa manual de seis velocidades.
Este desempenho espetacular é combinado com um extenso trabalho de engenharia para reduzir o peso e aumentar a força descendente. O seu chassis foi optimizado para maximizar o desempenho em pista, com amortecedores Multimatic ASV e um interior minimalista que aumenta a concentração do condutor.
“O Valour foi uma celebração espetacular do 110º aniversário da Aston Martin que me levou a criar uma versão mais extrema, inspirada nos carros de corrida e focada na pista, mas que também oferecesse uma condução emocionante na estrada”, disse Alonso na altura do lançamento do Valiant.
“O Valiant nasceu da minha paixão por conduzir no limite. Gostei de trabalhar em estreita colaboração com a equipa Q by Aston Martin, tanto no design como nas especificações técnicas, e acredito que criámos uma obra-prima”, acrescentou Alonso, que irá competir no Grande Prémio do Bahrain do próximo fim de semana.
Alonso é uma das poucas pessoas no mundo que terá acesso à propriedade do Aston Martin Valiant, uma vez que o modelo será produzido numa edição ultra-limitada de apenas 38 exemplares. Escolhido numa discreta cor cinzenta, a sua matrícula deixa bem claro a quem pertence este modelo (014K), já que apresenta o número clássico de Fernando na F1.