O Porsche Macan 2024 Electric enfrenta um problema inesperado: os seus faróis são demasiado brilhantes para cumprir as normas de segurança dos EUA.
Os faróis são um dos elementos de segurança mais importantes de qualquer veículo. No entanto, quando são demasiado brilhantes, podem representar um risco tão significativo como se fossem demasiado fracos.
É o caso dos modelos 2024 e 2025 do Porsche Macan Electric, recentemente entregues nos Estados Unidos, que necessitam agora de reparação porque os seus faróis excedem as normas de segurança, aumentando potencialmente o risco de acidentes.
Os faróis modernos melhoraram consideravelmente o seu desempenho em relação aos seus antecessores, mas por vezes o progresso vai longe demais. Foi o que a Porsche descobriu a este respeito:
A empresa alemã apercebeu-se de que os máximos dos modelos Macan Electric afectados estavam programados de acordo com as normas da Comissão Económica para a Europa (ECE), em vez de cumprirem as normas federais de segurança dos veículos a motor (FMVSS) exigidas nos Estados Unidos.
Como resultado, quando os máximos são ativados, excedem os níveis máximos de luminosidade permitidos nos EUA. Trata-se de um “caso clássico em que a tecnologia não sabe como moderar o seu entusiasmo”, nas palavras dos analistas.
No total, 2.941 unidades do SUV elétrico Macan, fabricadas entre 15 de março e 4 de novembro de 2024, estão incluídas na campanha de recolha. A Porsche manifestou a sua preocupação pelo facto de estes feixes de luz excessivamente brilhantes poderem encandear os condutores que circulam em sentido contrário, reduzindo a sua visibilidade e aumentando o risco de colisões.
Embora possa ser irónico que “demasiada luz” seja a causa de um problema de segurança, é um erro que a Porsche pretende corrigir prontamente. A marca alemã informou os proprietários de que não terão de suportar quaisquer custos de reparação do problema.