Revistacarros

Fabricante do iPhone lança MPV elétrico desenhado pela Pininfarina

A Foxtron, o braço automóvel do gigante tecnológico Foxconn- a mesma empresa conhecida pelo fabrico de produtos Apple, incluindo o iPhone – revelou o Model D, um concept de quase produção que mostra a sua visão de um monovolume totalmente elétrico, concebido em colaboração com a Pininfarina.

Descrito como um LMUV (Lifestyle Multipurpose Utility Vehicle), o Model D mistura caraterísticas de SUVs e MPVs, mas sejamos honestos, é essencialmente um monovolume. Apresenta uma iluminação LED de alta tecnologia em ambas as extremidades e uma superfície nítida que faz lembrar os modelos mais recentes da Skoda. Não é exatamente inovador, mas é certamente competente.

Apesar do seu tamanho robusto, os S-ducts e as cortinas de ar ajudam a atingir um coeficiente de resistência de 0,23 cd, o que é bastante impressionante para o seu tamanho. Medindo 5.195 mm de comprimento, 1.995 mm de largura e 1.785 mm de altura, o Foxtron Model D é ligeiramente maior do que um Toyota Sienna.

No interior, encontrará lugares para sete pessoas numa disposição 2+2+3, com cadeiras de capitão na segunda fila – naturalmente. O painel de instrumentos inclui um painel de instrumentos digital juntamente com um amplo ecrã tátil de infoentretenimento, com dois ecrãs para os passageiros nas costas dos bancos. Ah, e como a Foxconn é famosa por fabricar iPhones, integraram cuidadosamente as bases de carregamento nos apoios de braços traseiros. Muito na moda.

Felix Kilbertus, Diretor de Criação da Pininfarina, afirmou que o veículo elétrico foi concebido “de dentro para fora”, com o objetivo de maximizar o espaço interior sem sacrificar “um exterior elegante e aerodinâmico”. Descreveu o Model D como uma “evolução significativa em relação aos SUV tradicionais”, o que, em linguagem de designer, significa que “é mais espaçoso e ainda tem bom aspeto”.

O monovolume totalmente elétrico assenta numa nova plataforma desenvolvida pela ZF Chassis Modules, com uma arquitetura de 800V e um número não especificado de motores elétricos. A sua bateria de lítio-ferro-fosfato, que deverá ter uma capacidade entre 100 e 120 kWh, deverá oferecer uma autonomia WLTP de cerca de 660 km. A suspensão ativa, que ajusta a distância ao solo em 15-25 mm, acrescenta um toque final de tecnologia.
O Model D poderá entrar em produção dentro de dois anos, embora seja provável que venha a usar o emblema de outro fabricante de automóveis. Portanto, não se apegue muito ao logótipo da Foxtron ainda.

O Model D é o terceiro conceito da marca Foxtron projetado em colaboração com Pininfarina, seguindo o sedã Model E de 2021 e o crossover compacto Model B de 2022. A empresa também provocou outros EVs, como o crossover Modelo C, a pick-up Model V e os furgões Model T / Model U.

Até agora, o Model C foi o único a chegar à produção, vendido como o Luxgen n7 em Taiwan. A empresa também revelou uma nova variante do crossover, concebida para “OEMs automóveis interessados no mercado norte-americano”.

Exit mobile version