fbpx




A reunificação da Alemanha ocorreu há 30 anos e a Opel instalou-se nessa mesma altura em Eisenach, na outrora Alemanha de Leste. Outubro é, por isso, um mês de comemorações para os germânicos e para o fabricante automóvel. Helmut Kohl, Chanceler alemão à data, conduziu o primeiro Opel saído da linha de montagem de Eisenach – um Opel Vectra 1.6i – no dia 5 de outubro de 1990.

A Opel foi, na realidade, uma das primeiras grandes empresas a empenhar-se na criação de novos e promissores empregos na Alemanha Oriental. Durante quase dois anos, os cerca de 200 funcionários produziram quase 20.000 unidades do bem sucedido modelo de gama média numa antiga nave da fábrica de automóveis Eisenach (AWE). A nova fábrica, que se mantém até hoje, era inaugurada pouco tempo depois, em 1992.

Desde então, a Opel investiu mais de 1,5 mil milhões de euros na unidade industrial da cidade que viu nascer Johan Sebastian Bach.

O CEO da Opel, Michael Lohscheller, sublinha: “Temos imenso orgulho na nossa equipa de Eisenach e do excelente trabalho que aqui vem sendo feito há 30 anos. Independentemente de se tratar do Vectra, do Astra, do Corsa, do ADAM ou, agora, do Grandland X, todos estes modelos saíram de uma linha de produção com uma qualidade típica de Eisenach. Através do nosso empenhamento para com a região da Turíngia, demos também uma importante contribuição para a unificação alemã.”

Desde o primeiro dia, a Opel implementou consistentemente em Eisenach um novo sistema de produção. Planeada de acordo com os princípios da produção otimizada e equipada com os sistemas mais modernos, a fábrica funciona com elevados níveis de produtividade e qualidade.

No ano passado, foi levado a cabo um extenso trabalho de modernização da fábrica, de forma a acolher a industrialização da plataforma EMP2 do Groupe PSA. Praticamente tudo mudou. Entre outras coisas, a linha de “casamento” – designação dada à operação de ligação entre o chassis e a carroçaria – foi totalmente modernizada, tendo sido também introduzido um processo de pintura mais eficiente e mais amigo do ambiente.

O extenso trabalho de renovação e a entrada em produção do Opel Grandland X não se traduzem, apenas, por garantir um futuro para a fábrica. São também pilares importantes na ofensiva de eletrificação da Opel. O bem sucedido SUV – tanto como híbrido plug-in ou com um tradicional motor a combustão – é um produto da linha de montagem de Eisenach.

Descrição de todos os modelos Opel produzidos em Eisenach:

  • Opel Vectra A (1990 a 1992)
  • Opel Astra F (1992 a 1995)
  • Opel Corsa B (1993 a 2000)
  • Opel Astra G (1998 a 2000)
  • Opel Corsa C (2000 a 2006)
  • Opel Corsa D (2006 a 2014)
  • Opel ADAM (2013 a 2019)
  • Opel ADAM Rocks (2014 a 2019)
  • Opel Corsa E (2014 a 2019)
  • Opel ADAM S (2015 a 2019)
  • Opel Grandland X (a partir de 2019)

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade