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Enquanto a casa-mãe, o Grupo Volkswagen, ainda está a considerar a possibilidade de encerrar fábricas na Alemanha, a Audi tomou esta decisão drástica na Bélgica.

A fábrica de Bruxelas encerrará as suas atividades no final de fevereiro. Consequentemente, o Q8 E-Tron e o Q8 E-Tron Sportback saírão da gama da marca. Devido às fracas vendas, os dois grandes SUV elétricos não estão a gerar procura suficiente para manter a fábrica aberta.

A Audi tinha tentado encontrar um comprador para a fábrica, mas sem sucesso. Havia rumores de que o fabricante de automóveis chinês Nio estava interessado em adquirir a fábrica de Bruxelas, mas o CEO William Li negou posteriormente os relatórios em setembro. A Reuters cita Gerd Walker, membro do conselho de administração e diretor de produção da Audi, que afirmou “A decisão de encerrar a fábrica de Bruxelas é dolorosa. Pessoalmente, foi a decisão mais difícil que já tive de tomar na minha carreira profissional”.

O Q8 E-Tron começou sua vida em 2018, quando estreou apenas com o apelido E-Tron para servir como o primeiro carro elétrico global de produção em série da Audi. O derivado Sportback swoopy chegou cerca de um ano depois. Ambos ganharam o prefixo “Q8” no final de 2022, quando os dois EVs foram submetidos a um facelift de meio de ciclo. A fábrica na capital da Bélgica tem vindo a produzir os modelos com o nome Q8 desde dezembro de 2022. Os últimos veículos serão montados em 28 de fevereiro de 2025, de acordo com o porta-voz da empresa, Peter D’hoore.

Em 2023, a Audi vendeu 49.001 unidades do Q8 E-Tron, uma queda de 4,3% em relação ao ano anterior. No entanto, o site de Bruxelas tem uma capacidade máxima anual de 120.000 veículos, então é fácil ver por que a matemática não funcionou a favor do SUV elétrico. Fundada em 1949, a fábrica tem um pouco mais de 3.000 funcionários e é considerada a “primeira fábrica de produção de alto volume neutra em carbono do mundo no segmento de luxo”.

 

Ricardo Carvalho

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