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Novo estudo analisou dados de mais de 300 milhões de registos de inspeções periódicas entre 2005 a 2022, e concluiu que os veículos eléctricos duram tanto ou mais do que os congéneres com motores de combustão.

O estudo foi conduzido por investigadores da Universidade de Birmingham e da London School of Economics (LSE), que compilaram dados suficientemente detalhados para que pudessem estimar quando terminava a vida útil de um carro e que tipo de motorização cada um usava.

Resultado: os veículos elétricos terão recuperado a atraso para os ICE em matéria de longevidade, e espera-se, segundo esta pesquisa, que os EV’s mais recentes durem mais do que a média dos carros com motores de combustão no mesmo segmento.

O estudo concluiu que, para cada ano de produção, a probabilidade de falha nos EV caiu 12%, um número que é notavelmente superior à melhoria de 6,7% para veículos com motores a gasolina e de apenas 1,9% para motores Diesel.

“As nossas descobertas fornecem informações críticas sobre a vida útil e o impacto ambiental dos veículos elétricos. Deixando de ser apenas uma opção de nicho, os EV são uma alternativa viável e sustentável aos veículos tradicionais – um passo significativo para alcançar um futuro com emissões líquidas zero de carbono.”, Viet Nguyen-Tien, co-autor do estudo.

Já Robert Elliott, professor de Economia na Universidade de Birmingham, acrescentou que os veículos elétricos “oferecem benefícios ambientais significativos, especialmente à medida que a Europa muda para um mix de energia mais sustentável. Apesar das emissões iniciais mais elevadas, provenientes da produção, um veículo elétrico durável pode compensar rapidamente a sua pegada de carbono, contribuindo para a luta contra as alterações climáticas – tornando-os uma opção mais sustentável a longo prazo.”

DADOS CONCRETOS

Contas feitas, um carro elétrico moderno agora possui uma vida útil média de 18,4 anos e até 200.000 quilómetros. Esta quilometragem não só corresponde à média dos automóveis movidos a gasolina. como a supera.

Segundo aqueles especialistas, os automóveis a gasolina têm normalmente uma vida útil ligeiramente mais longa, em média 18,7 anos, mas percorrem menos quilómetros, cerca de 187.000 km em média.

Os diesel, por outro lado, têm uma vida útil mais curta, de 16,3 anos, mas compensam com uma quilometragem significativamente maior, muitas vezes atingindo cerca de 410.000 km antes de se aposentarem.

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