A União Europeia alcançou um acordo provisório com o qual aposta em ampliar e melhorar notoriamente a infraestrutura de carregamento para carros elétricos, com um carregador a cada 60 km.
É este o plano ambiciosos anunciado pelo negociadores do Conselho e do Parlamento Europeu, depois de assinarem um acordo prévio com o qual se pretende melhorar a atual infraestrutura para este tipo de veículos.
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No acordo inicial, esta nova rede europeia de carregadores elétricos poderá estar capacitada para debitar potências de carregamento até 400 kW já em 2026 e, dois anos mais tarde, em 2028, aumentá-la para 600 kW.
Entre as medidas assinadas ainda de maneira informal – poderá ser definitivamente aprovada, também se indicam os objetivos mínimos de cumprimento obrigatórios para que os diferentes países membros da UE reduzam as emissões de gases de efeito nocivo em pelo menos 55% até 2030, ao mesmo tempo que se fomenta a utilização de outros tipos de combustível e de energia alternativas.
No caso do transporte rodoviário pesado, também se anuncia um compromisso prévio de estabelecer um posto de carregamento para camiões e autocarros a cada 120 km, com presença em, pelo menos, metade das principais estradas europeias com níveis de potência de carregamento entre os 1400 e os 2800 kW.
As denominadas regiões periféricas, como as ilhas e as estradas com pouco trânsito, não serão obrigadas aos objetivos de pontos de carregamentos anunciados para o transporte rodoviário terrestre.
Em relação ao hidrogénio, a nova rede europeia, é contempla um ponto de abastecimento deste tipo de combustível a cada 200 km até 2031.