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O novo Dacia Duster, bem como o Suzuki Swift, receberam três estrelas no último lote de resultados dos testes de colisão do Euro NCAP, enquanto o Mercedes-Benz Classe E, o Volkswagen Passat e o Skoda Superb e Kodiaq receberam a classificação máxima de cinco estrelas.

Os resultados são completados pelo BMW X2 e pelos Renault Espace e Rafale com cinco estrelas. A estratégia comercial da Dacia, que dispensa os sistemas de assistência mais caros ou avançados, em prol da oferta do melhor preço, equipando apenas o que é exigido por lei.

Assim, do ponto de vista do Euro NCAP, não é de admirar que o novo Duster tenha obtido três estrelas nos testes de colisão da instituição europeia.
No entanto, a lei exige que todos os automóveis estejam equipados com sistemas de travagem de emergência autónomos, sistemas de manutenção na faixa de rodagem, limitadores de velocidade inteligentes e deteção de fadiga do condutor.


E o Duster cumpre este compromisso. No entanto, a Dacia sempre insistiu que os seus clientes não querem uma armada de sistemas de assistência. Mas em termos de segurança ativa, os padrões do Euro NCAP para uma classificação de 5 estrelas estão muito acima dos requisitos legais.
Vejamos em pormenor os resultados do novo Duster: atinge 70% de proteção dos ocupantes (adultos). Em termos de proteção dos ocupantes (crianças), a Dacia chega aos 84%.

Este valor aumenta para 60% para a proteção dos peões e 57% para os sistemas de assistência. Estes valores comparam-se aos 92% do BMW X2 e aos 62% do Swift. E foi aqui que os representantes da Dacia e da Suzuki perdem a oportunidade de obter um melhor resultado.

 

Ricardo Carvalho

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