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Comprar um carro online tornou-se um hábito comum, para a maioria dos norte-americanos, segundo refere um estudo da Kelley Blue Book, empresa especialista no setor. A grande razão que levou a esta mudança foi, sem dúvida, o isolamento exigido pela pandemia.

Tendo em conta que cada vez mais a indústria automóvel terá de se converter ao digital, o estudo procurou saber como os consumidores se comportam em termos de pesquisa, procura e aquisição de veículos.

Nas fases iniciais do processo, a maioria dos compradores sente-se à vontade para fazer tudo online: procurar incentivos e descontos, marcar test-drives, entre outras tarefas. O seu objetivo é poupar tempo, evitando deslocações aos locais.

Já nas fases finais do processo de compra, os consumidores tendem a preferir interação pessoal. Consideram que, pessoalmente, é mais fácil criar empatia com o vendedor e negociar o preço do veículo. Nos EUA, devido ao encerramento do comércio, esta fase tem acontecido, muitas vezes, no domicílio do comprador.

Por cá, também existe uma preferência maior pelo digital nas fases iniciais do processo de compra. Neste âmbito, surgiu o AvaliarCarro.com, que fornece uma ficha de avaliação exata de um veículo usado, onde indica qual o seu valor real, no mercado português. Para Luís Frazão, Diretor Executivo deste site, o conceito por trás deste serviço é “permitir a qualquer pessoa conhecer o verdadeiro valor de um carro usado, de uma forma fácil e rápida, online”.

Artigo elaborado através de parceria com o AvaliarCarro.com

Ricardo Carvalho

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