O designer independente Jordan Rubinstein-Towler aventurou-se na ideia de trazer de volta um dos modelos suecos mais míticos de sempre com a sua criação, o 240R, que é uma versão retro-futurista e de alto desempenho do seu próprio concept Volvo 240.
Mantendo o espírito do estudo de design original, o Volvo 240R combina a inconfundível forma quadrada da antiga Série 200 com um estilo moderno. A versão R introduz um kit de carroçaria desportivo – para-choques mais profundos, saias laterais, um difusor subtil e um spoiler em forma de rabo de pato. É como se o 240 tivesse sido bem trabalhado, mas conseguisse manter a sua personalidade clássica.
Leia também: Novo sedan elétrico da Volvo chega aos 700 km de autonomia
O trabalho de design de Rubinstein-Towler atinge um equilíbrio perfeito com detales pretos e da cor da carroçaria nas peças renovadas, proporcionando um visual clássico mas contemporâneo. Para enfatizar realmente o ângulo da performance, o carro tem novas jantes de liga leve pretas de cinco raios, uma homenagem à herança desportiva da Volvo.
Numa das representações, o sedan posa ao lado de um Volvo 240 racer que teve grande sucesso nos campeonatos de carros de turismo nos anos 80. Da mesma forma, a carrinha é acompanhada pelo Volvo 850 R de meados dos anos 90.
Mas o 240R não se limita a parecer rápido no exterior – a Rubinstein-Towler também fez algum trabalho no interior. Os destaques incluem os estofos azuis que dão um toque de cor aos bancos de balde de inspiração retro, juntamente com um novo design do volante.
O cockpit digital, embora atualizado, mantém as coisas minimalistas com alguns ecrãs mais pequenos, emparelhados com controlos físicos para preservar a sensação tátil na consola central.
Agora, se este carro alguma vez chegar a ser produzido, o que é que vai alimentar esta interpretação moderna do clássico? Uma vez que a reimaginação moderna do Volvo 240 é um veículo elétrico, o 240R (fictício) também deveria funcionar com um grupo motopropulsor de emissões zero.