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Estudo da UE diz que consumos reais são muito superiores aos anunciados

É verdade, o consumo médio de combustível dos veículos automóveis ICE excede largamente a norma WLTP. Este facto é confirmado por um estudo realizado pela Comissão Europeia sobre 600 000 automóveis em 2021.

Desde a sua introdução em 2018, as normas WLTP têm sido objeto de controvérsia. Destinadas a corrigir a norma NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu), em vigor desde 1973, as normas WLTP não resolveram claramente o problema. Assim, os valores reais de consumo de combustível continuam a ser muito mais elevados do que os protocolos anunciados. De momento, apenas 10,6% dos automóveis e 1% dos furgões, num total de 600 000 veículos, foram analisados. Os dados foram recolhidos através das tomadas OBD (On Board Diagnostics).

Mas os primeiros resultados publicados sugerem um problema de fiabilidade das normas WLTP. Em média, estas são 20% superiores ao consumo real de combustível dos veículos. Tanto mais que o estudo diz respeito aos automóveis novos matriculados em 2021. Os veículos a gasolina consomem mais 23,7% de combustível do que os veículos a gasóleo, contra 18,1%.

A Comissão Europeia, que encomendou o estudo, afirma não estar surpreendida porque os testes de laboratório não podem reproduzir exatamente as condições reais. Isto aplica-se tanto aos locais, que podem ser montanhosos ou irregulares, como à aceleração, que é considerada demasiado lenta em laboratório. Mas, ainda segundo o estudo, os piores desempenhos são os dos híbridos plug-in, que são recarregados com pouca frequência. O resultado são emissões 3,5 vezes superiores às anunciadas oficialmente.

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