Kimi Antonelli, a nova sensação da Fórmula 1, está a viver um sonho… com um grande obstáculo. O jovem piloto italiano, que substituiu Lewis Hamilton na Mercedes, já impressionou nas primeiras corridas da temporada, marcando pontos em todos os Grandes Prémios. Como reconhecimento, a equipa alemã presenteou-o com um potente Mercedes-AMG GT 63 S. No entanto, devido a uma lei recente em Itália, Antonelli não poderá sequer sentar-se ao volante do seu novo carro nos próximos três anos.
Apesar do seu sucesso nas pistas, as estradas italianas estão-lhe vedadas – pelo menos no que toca a carros de alta potência.
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Desde dezembro de 2024, Itália implementou uma nova legislação que proíbe condutores novatos (com carta obtida há menos de três anos) de guiar veículos com mais de 100 cv por tonelada. O AMG GT 63 S, com os seus 577 cv por tonelada, ultrapassa em larga escala este limite.
Ou seja, Antonelli, capaz de dominar um monolugar de F1 a mais de 300 km/h, não tem permissão para conduzir um carro desportivo na sua terra natal… Lei é lei!
Monstro de potência
Na sua declinação mais potente, GT 63 S E Performance, o supercarro da Mercedes usa um sistema híbrido plug-in que combina um brutal V8 biturbo de 611 cv com um motor elétrico de 201 cv, totalizando 815 cv e 1.419 Nm de binário.
Com um preço a partir de 248.650 euros, este coupe já está disponível para encomenda em Portugal, prometendo desempenho de outro nível. No entanto, a sua autonomia elétrica é curta (apenas 15 km), uma escolha deliberada para não comprometer a agilidade. O sistema híbrido foi projetado para potenciar o motor a combustão, e não para longos percursos em modo zero emissões.