Os jurados da organização European Car of The Year (COTY) revelaram a seleção final dos modelos que irão disputar a competição de 2025.
Começando com mais de 40 modelos, os 60 jurados reduziram a seleção, deixando de lado modelos recém-lançados como o Ford Explorer EV, Mini Cooper SE, Aceman e Countryman, Polestar 4, MG Cyberster e Hyundai Santa Fe.
Quando deixaram de escolher modelos, restavam apenas sete candidatos, a lista restrita inclui quatro EVs e vários modelos de estilo SUV. Os jurados têm agora oito semanas para decidir como vão atribuir os seus 25 pontos, as regras estipulam que devem dar alguns a pelo menos cinco modelos e nenhum carro pode ter uma pontuação superior a 10.
Alfa Romeo Junior
O SUV mais pequeno da Alfa e o seu primeiro veículo elétrico, o Junior é construído na mesma plataforma que o Jeep Avenger que ganhou o COTY 2023. Está a caminho uma versão híbrida de 136 CV – que provavelmente se revelará mais popular do que o EV – mas, por enquanto, pode-se escolher entre duas versões elétricas, ambas alimentadas por um único motor que acciona as rodas dianteiras. A versão base debita 156 CV (115 kW), enquanto o emblemático Veloce debita 280 CV (207 kW).
Citroën C3 / e-C3
O novo C3 assume uma forma quadrada semelhante a um SUV na sua quarta geração e está disponível com motores a combustão e elétricos. As versões a combustão trazem um motor de 1,2 litros que pode ser encomendado com ou sem 12 CV de assistência híbrida de 48 volts, enquanto o ë-C3 totalmente elétrico apresenta um único motor de 113 CV (83 kW).
Cupra Terramar
O estilo mais atraente do Terramar esconde o facto de que este e o Tiguan serem muito semelhantes, até às suas plataformas MQB EVO e uma escolha de grupos motopropulsores de combustão direta, híbridos suaves e híbridos plug-in que produzem até 272 CV (200 kW).
Dacia Duster
O Duster original foi um enorme sucesso para a marca económica da Renault e, graças a um pouco mais de luxo, ao estilo oriundo do concept Bigster e à opção de potência híbrida, o novo modelo parece ser ainda mais apelativo. Fiel às raízes simples da Dacia, a versão base não tem sequer ecrã tátil e nenhuma produz mais de 140 CV (103 kW), mas a maioria dos modelos está bem equipada e o Duster pode ser encomendado com tração dianteira ou integral.
Hyundai Inster
Este bonito crossover subcompacto é uma versão esticada do Casper que a Hyundai vende no mercado asiático, equipado com um motor elétrico em vez de uma unidade de combustão. Apesar de ter ganho 230 mm, o Inster continua a ter apenas 3825 mm de comprimento, o que significa que é ofuscado pelo próprio Kauai da Hyundai. As opções de potência estão entre os motores elétricos de 97 CV (71 kW) e 115 CV (84,5 kW), sendo que a versão mais potente tem uma bateria ligeiramente maior que ajuda a aumentar a autonomia de 300 para 355 km.
Kia EV3
O EV6 da Kia venceu o COTY 2022, pelo que há uma boa hipótese do mais recente EV da marca também impressionar os jurados. O SUV subcompacto não tem a arquitetura elétrica de 800 volts do seu irmão mais velho, mas tem um ótimo aspeto e a variante de longo alcance aposta em 600 km de autonomia WLTP. Neste momento, o único grupo motopropulsor disponível é um motor que gera 204 CV (150 kW) e que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de 7,5 segundos, mas haverá mais versões.
Renault 5 / Alpine A290
O Renault 5 EV de estilo retro, mas com motor moderno, e o seu alter ego desportivo Alpine A290 hot hatch não deixam de impressionar visualmente e, olhando para os outros critérios de avaliação, parecem ser fortes candidatos. O Renault 5 normal tem um aspeto tão bom como o Alpine A290, mais caro, mas no 5 só se pode escolher entre motores de 95 CV (70 kW), 122 CV (90 kW) e 150 CV (110 kW), o A290 oferece uma escolha entre 180 e 220 CV.