Site icon Revistacarros

Estes são os carros mais eficientes em condições reais

Quem o diz é a maior associação automóvel da Europa no seu estudo anual, usado como referência no setor para a avaliar os modelos que menos gastam.

Analisámos o relatório do último ecoteste da ADAC, uma espécie de automóvel clube da Alemanha e o maior da Europa, que destaca três modelos, num conjunto de 84 testados.

Os especialistas avaliaram a eficiência dos veículos em condições reais de condução, tendo em conta uma vasta gama de fatores que influenciam o consumo de combustível e as emissões de CO2 de um veículo, para atribuírem a cada modelo uma pontuação com base num índice de eficiência.

Desta forma, as oito primeiras posições do ranking são ocupadas exclusivamente por carros 100% elétricos, todos com classificação de cinco estrelas. Como explica o ADAC, “não considera os carros eléctricos como veículos com emissões zero, mas antes tem em conta os níveis de CO2 e de poluentes que surgem durante a produção de electricidade”.

No pódio, em primeiro, o Peugeot e-208, que com 105 pontos foi considerado o carro mais eficiente de 2024, seguido do Peugeot e-308 e do Opel Corsa Electric, ambos empatados em pontos (103).

Atrás dele aparecem o Tesla Model 3 (100 pontos), o Opel Astra Electric Sports Tourer (99 pontos), o Peugeot e-2008 e o Volkswagen ID.7 Pro (97 pontos), e o MG4 Electric, ambos na versão standard e o da autonomia ampliada (96 pontos). Curiosamente, o Top 10 não é ocupado por um carro puramente elétrico, mas sim por um híbrido plug-in, o Toyota Prius (95 pontos.

MELHOR DIESEL

Como melhor modelo a gasóleo, o VW Passat Variant 2.0 TDI (38.º posto de 84), com uma classificação de quatro estrelas, destacando-se o seu consumo de 5,0 litros de gasóleo por 100 quilómetros. Segundo os autores do estudo, este modelo demonstra “quão limpos são os motores diesel modernos”.

Para realizar esta avaliação, o ADAC mede o consumo de combustível na cidade, estrada e ciclo combinado. Mas também é avaliada a capacidade de aceleração e recuperação do veículo, bem como sua resposta ao acelerador.

Exit mobile version