O Lamborghini Huracan já não existe, substituído pelo Temerário e o seu V8 híbrido. Foi um dos últimos resistente com motor V10. Na verdade, já não existem oficialmente novos automóveis “produzidos em série” com um motor V10.
Aqui fica uma lista de modelos que traziam debaixo do capô um motor V10 de série.
Esta era uma notícia a não perder entre os automóveis desportivos. Em meados de agosto, durante a Monterey Car Week, na Califórnia, a Lamborghini apresentou o tão aguardado substituto do Huracan. Chama-se de Temerario, este novo touro introduz um novo motor híbrido V8 de 920 CV, abandonando o V10 que existia desde o Gallardo, lançado em 2003. Agora que o seu primo técnico, o Audi R8, se retirou, já não é oficialmente possível comprar um carro novo, legalizado para estrada, equipado com um motor deste género. Para prestar homenagem aos motores V10, reservados à elite, eis uma retrospetiva dos modelos de produção que traziam motor de 10 cilindros em V.
Audi R8
Primeiro supercarro do construtor dos anéis, o Audi R8 foi comercializado pela primeira vez com um V8 em 2007, antes de ganhar uma versão V10 em 2009, tal como tinha sido imaginado com o seu concept car chamado Le Mans Quattro. Trata-se de uma versão de 525 CV do motor 5.2 encontrado no Gallardo, que foi lançado em 2008. O V10 tornar-se-ia o único motor do R8 depois do restyling em 2012 e que veria a sua potência aumentada para 620 CV na sua versão Performance Quattro.
Audi S6/S8 (2006-2011)
Audi S6
Tal como a sua rival BMW com os seus M5 e M6, a Audi teve a ideia engenhosa de introduzir um V10 no S6 em 2007. O hatchback herda o bloco do Lamborghini Gallardo, refeito para a ocasião, com 5.2 litros de capacidade, debitando 435 CV. Não será a única berlina a beneficiar de tal obra-prima, uma vez que a limusina S8 também foi equipada com um, e até beneficiou de alguns cavalos extra para chegar aos 450 CV.
Audi RS6 (2008-2010)
Audi RS6
Se os Audi S6 e S8 não foram maus no género das berlinas “furiosas”, o destaque ficou reservado para o RS6 e para a sua versão Avant. Ao contrário dos dois modelos acima mencionados, o V10 do RS6 manteve a cilindrada original de 5.0, mas foi equipado com dois turbos para lhe dar uns mais vistosos 580 CV. Um valor notável para a época, especialmente numa berlina familiar.
BMW M5/M6 (2006-2010)
BMW M5
Se há um carro que se destaca da era do designer da BMW Chris Bangle, é o Série 5 E60. E quando recebeu um V10 na sua versão M5, tornou-se simplesmente inesquecível. Na ementa do monstro da Baviera: um red line às 8.250 rpm, 507 CV enviados apenas para as rodas traseiras e um som caraterístico. O mesmo grupo motopropulsor também seria encontrado no M6 coupé.
Dodge Ram SRT-10 (2004-2006)
Dodge RAM SRT-10
Enquanto os alemães têm sedans sobrealimentados, os americanos são loucos por pick-up com hormonas. Assim, em 2003, a Dodge decidiu colocar o V10 de 507 CV da segunda geração do Viper sob o capô da Ram, adoptando o nome SRT-10 no processo.
Dodge Viper (1992-2017)
Dodge Viper
O princípio do Viper é simples: um motor enorme que envia toda a potência para as rodas traseiras. O supercarro americano é um pioneiro: é o primeiro carro de produção a ter um motor V10. Para o desenvolver, os engenheiros da altura recorreram a um fabricante pertencente ao grupo Chrysler, um tal de Lamborghini. É isso mesmo, a marca italiana concebeu o monstruoso bloco de 8.0 cilindros que desenvolve pouco mais de 400 CV. Seguiram-se três gerações do Viper até 2017, altura em que o V10 conseguiu atingir os 8,4 litros e os 649 CV.
Lamborghini Gallardo (2003-2013)
Lamborghini Gallardo
Apresentado em 2003, o Lamborghini Gallardo foi o primeiro sucesso do chamado “Baby Lambo”. No coração desta besta italiana está um 5.0 V10 com 500 CV e tração às quatro rodas, concebido para dar uma oportunidade à Ferrari e ao seu F430. Quando foi reestruturado em 2008, o Gallardo viu o seu bloco ser atualizado para 5.2 litros e a sua potência aumentada para 560 CV. Várias versões especiais foram então produzidas até 2013, ante de ser substituído pelo Huracan.
Lamborghini Huracan (2014-2024)
Lamborghini Huracan
O Baby Lambo é agora um primo técnico do Audi R8. O motor V10 continua a ser o 5.2, mas aqui com 610 CV, e foi introduzida uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem. Há sempre um Huracan para todos os gostos, desde o STO para a pista até ao Sterrato para o todo-o-terreno. Tal como o seu primo alemão, o Huracan também está disponível em versões com tração traseira (RWD).
Lexus LFA (2010-2012)
Lexus LFA
Diretamente do Japão em 2010, o Lexus LFA é uma espécie de OVNI no mundo dos supercarros. Apenas 500 exemplares do coupé japonês foram produzidos entre 2010 e 2012. A particularidade do seu 4.8 V10 de 560 CV é que foi concebido em colaboração com a Yamaha, o que explica o seu som sinfónico. Além disso, o bloco acelerava tão rapidamente que um velocímetro de agulha não conseguia acompanhar. É por isso que o fabricante japonês equipou o LFA com instrumentação digital.
Porsche Carrera GT (2004-2006)
Porsche Carrera GT
Considerado por alguns como o supercarro mais desejável dos últimos vinte anos, o Porsche Carrera GT é alimentado por um motor 5.7 V10 com 612 CV. O motor foi originalmente destinado à competição, primeiro na Fórmula 1, no final dos anos 90, e depois em Le Mans, no início de 2000. Eventualmente, encontrou o seu caminho para um dos carros de estrada mais sensacionais, aclamado pela sua transmissão manual e uma das mais belas bandas sonoras para um motor de produção.
Volkswagen Touareg/Phaeton (2002-2008)
Volkswagen Touareg
Dois modelos da Volkswagen tiveram o seu momento de glória com um motor deste calibre: o Touareg e o Phaeton. Tanto o SUV como a berlina de luxo receberam um V10, mas não um V10 qualquer, pois era um bloco 5.0… TDI! Sim, é um motor Diesel, com 313 CV para sermos mais exatos. O binário é semelhante ao de um camião para a sua época, com 750 Nm.
Weismann MF-5 (2008-2011)
Em comparação com os fabricantes acima mencionados, a Weismann não é certamente um dos mais conhecidos. E por uma boa razão: esta pequena empresa alemã é um daqueles artesãos que vendem, no máximo, algumas dezenas de carros por ano. Isto raramente é compatível com a base industrial necessária para fabricar o seu próprio motor. Para reforçar os seus coupés e cabriolets MF-5, a Weismann falou com a BMW. Como já deve ter adivinhado, este automóvel foi autorizado a utilizar o V10 de 5 litros do M5 contemporâneo entre 2008 e 2011. As especificações permanecem idênticas, com 507 CV dirigidos às rodas traseiras.