Site icon Revistacarros

Este Volvo marca o fim de uma era. Porquê?

O Volvo XC90, que saiu esta terça-feira da linha de montagem na fábrica da marca sueca, foi o último com motor a gasóleo. É o adeus definitivo dos nórdicos ao Diesel.

Ponto final num capítulo da história da Volvo, após mais de 9 milhões de automóveis fabricados com motor a gasóleo, desde 1991. O último modelo com motor a gasóleo foi um XC90, produzido na unidade sueca de Torslanda, para ficar em exposição no Museu da Volvo, em Gotemburgo.

Leia também: Volvo quer reduzir tempo de carregamento de elétricos em 30%

O construtor sueco diz que esta medida é um reflexo da mudança de mentalidade dos clientes e da própria indústria para enfrentar a crise climática que vivemos. Além do fim dos Diesel, a Volvo estima até 2030 ter uma gama composta apenas por carros elétricos. Aliás, sinal disso é que, em novembro passado, a Volvo vendeu a sua parte das ações da Aurobay, uma joint venture responsável pelo desenvolvimento de motores Diesel e gasolina. Outro objetivo dos escandinavos é o de atingir a neutralidade carbónica até 2040.

A Volvo quer lançar no mínimo seis elétricos até 2026, incluindo o EX30 e o EX90 (ambos revelados há poucos meses), além dos futuros XC60 elétrico e o monovolume EM90.

Exit mobile version