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Este Toyota Tacoma esconde a mecânica de um Tesla Model 3. Quem diria!

O dono chama-lhe Tescoma. Porquê? À primeira vista, é apenas uma pick-up Toyota Tacoma de primeira geração. Simples, de fabrico americano, fiável.

Mas se se der uma espreitadela debaixo do capô, ficará surpreendido ao descobrir que o motor a gasolina que costumava “roncar” quando a carrinha era mais nova já não está lá. No seu lugar, encontramos uma cablagem cor de laranja e uma peça de metal grande e brilhante que diz “Tesla“. Mas é tudo mais silencioso. Se caminharmos alguns metros em direção à caixa de carga, veremos que a pick-up não é exatamente de série.

Esta, senhoras e senhores, pode ser a primeira Toyota Tacoma do mundo com metade de uma unidade de tração Tesla Model 3 Performance e uma bateria totalmente substituída. É a ideia de Drewthecarguy nos fóruns Tacoma World, que pegou numa Tacoma de 2002 com tração às duas rodas muito bem cuidada e decidiu transformá-la em algo especial.

Depois de utilizar um Tesla Model 3 como veículo diário durante algum tempo, disse que ficou viciado no binário instantâneo de um VE, pelo que o projeto era claro: converter a velha Tacoma numa pickup alimentada por bateria.
Para manter a configuração original da carrinha, o mentor que teve a ideia decidiu instalar apenas o motor elétrico traseiro de um Tesla Model 3 Performance usado, o que resultou numa potência de cerca de 300 CV. Como lembrete, o Model 3 Performance veio com uma configuração de motor duplo, mas um dos motores não foi usado para esta construção. O sedan elétrico também foi construído na mesma fábrica da Califórnia que a pickup com duas décadas de diferença.

A bateria de alta voltagem que saiu de outro Tesla Model 3 foi desmontada e os quatro módulos foram divididos: dois entre as calhas do chassis e dois na caixa de carga, dentro de uma caixa feita à medida.
O construtor afirmou nas suas publicações que decidiu optar por uma bateria do Model 3, porque queria ter cerca de 320 quilómetros de autonomia quando totalmente carregada. A decisão de manter os quatro módulos deveu-se ao facto de o motor elétrico necessitar de 400 volts para funcionar corretamente, pelo que manter apenas dois módulos teria resultado em apenas 200V sem acrescentar hardware adicional.

A suspensão precisava de ser modificada para lidar com o peso extra das baterias, pelo que foi instalada uma configuração de coilover Ridetech. Os travões dianteiros foram melhorados com um conjunto de pinças Cadillac ATS usadas e novos rotores EVO que foram perfurados numa oficina local para se adaptarem aos cubos da Tacoma, enquanto os traseiros receberam um conjunto de travões de origem Tesla.

A direção assistida utiliza uma bomba Volvo e os travões assistidos contam com uma bomba de vácuo Tesla Model S, ambas alimentadas a eletricidade. Existe também um compressor de ar condicionado de origem Tesla Model S.
Quanto ao carregamento, a maioria das outras conversões com Tesla mantém o conetor NACS do veículo elétrico, bem como a capacidade do veículo para carregar nos Superchargers. Mas este não. O homem por detrás do projeto disse que optou por um controlador de unidade de tração pós-venda da EV Controls e que o carregamento seria feito através de um conetor J1772 para manter as coisas mais baratas.

Quanto ao desempenho, o Tacoma convertido que foi construído no ano passado é supostamente capaz de ir de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. É bastante rápido para um hot hatch moderno, quanto mais para uma carrinha com 22 anos.

 

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