A Proton, marca malaia com muitos anos de ativo e que se vendeu até 2014, por exemplo, no Reino Unido, acaba de apresentar o seu primeiro automóvel exclusivamente elétrico – o e.MAS 7.
Mas, com todas as parcerias que existem atualmente na indústria automóvel, o recém-chegado é essencialmente um Geely Galaxy E5 rebadged, com os dois a partilharem a mesma Arquitetura Eléctrica Geely (GEA).
O e.MAS 7 Prime, de entrada de gama, vem com uma bateria de 49,5 kWh para uma autonomia de 345 km, de acordo com o WLTP, enquanto o Premium, de especificação mais elevada, tem uma unidade de 60,2 kWh que permite uma autonomia de até 410 km.
A Proton afirma que o Premium pode assumir uma taxa de carga de 200kW para um tempo de recarga de 30 a 80 por cento em 20 minutos. O e.MAS 7 também possui tecnologia cell-to-chassis que incorpora a bateria na carroçaria do carro, algo que vimos recentemente no Leapmotor C10.
Um motor elétrico de 215 CV montado na frente impulsiona o e.MAS 7 de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, tornando-o o carro de produção da Proton mais rápido de sempre.
Em termos de estilo, não há praticamente nada que o diferencie do Galaxy E5, para além da substituição do emblema da Geely por um da Proton. O equipamento inclui jantes de 18 polegadas de série (o Premium recebe jantes de 19 polegadas), luzes LED à frente e atrás, um teto de abrir panorâmico duplo, colunas de som nos apoios de cabeça, bancos dianteiros totalmente reclináveis, um ecrã tátil de 15,4 polegadas, um head-up display e por aí fora.