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Quando se pensa num hot hatch, normalmente vêm à mente imagens de hatchbacks com motores turbo potentes e tração dianteira.

O Sbarro Super Eight, no entanto, não tem tempo para convenções. Não se tratava apenas de um desvio da norma, mas de um projeto totalmente novo para o que poderia ser um “hot hatch”. Esta criação única, concebida pelo lendário Franco Sbarro, desafia a lógica com um Ferrari V8 montado a meio, tudo isto mantendo o distinto e peculiar estilo italiano.

Apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 1984, o Sbarro Super Eight poderia muito bem ter sido um OVNI num mar de hot hatches de produção. Em vez de um motor montado à frente ou da habitual configuração de tração dianteira ou integral, a Sbarro colocou um V8 de 2,9 litros naturalmente aspirado de um Ferrari 308 GTB no meio do carro. Só isto já faz dele talvez um dos hot hatches mais “cool” alguma vez concebidos.

O Super Eight seguiu os passos do ainda mais louco Super Twelve de Sbarro, que tinha dois motores Kawasaki unidos para criar um inline-12 de alta rotação. Para o Super Eight, a Sbarro começou por utilizar a estrutura de um 308 GTB antes de a encurtar e instalar uma carroçaria de fibra de vidro personalizada. O carro tem uma pegada muito compacta e larga e tem um aspeto brilhante. Está pintado de vermelho e assenta em jantes BBS de 15″ de largura escalonada com raios pintados de dourado.

Embora a Sbarro tenha construído apenas um único exemplar, não se esqueceu do interior. Não é o tipo de lugar que se espera encontrar depois de um test drive de 15 minutos num Ford Focus RS. Na verdade, é bem pensado e está revestido em pele castanha com detalhes em madeira, um volante Momo de três raios e indicadores personalizados.

O Ferrari V8 tem 240 CV e está acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades que aciona as rodas traseiras. A Sbarro também manteve vários componentes do Ferrari 308, incluindo os travões e a suspensão independente de duplo braço.
A Bring a Trailer está a tratar da venda do carro e refere que foi entregue ao seu primeiro proprietário pouco depois de ser apresentado em Genebra em 1984. Passou depois algum tempo no Museu Sbarro antes de ser comprado por um colecionador suíço e vendido ao atual proprietário há quatro anos. Encontra-se atualmente em Paris e pode ser registado em toda a União Europeia.

Ricardo Carvalho

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