fbpx




Os amantes do vinho (especialmente do vinho italiano) conhecem a família Marchesi Antinori, que tem uma história familiar de produção de vinho que remonta a mais de 600 anos, transmitida através de 26 gerações.

Para comemorar o 50º aniversário do Tignanello, um dos vinhos tintos mais famosos, a Maserati criou uma versão personalizada da sua mais recente criação, o GranCabrio Folgore. Este exemplar exclusivo para Marchesi Antinori será leiloado a 14 de julho na Califórnia, no Festival de Napa Valley, um dos mais importantes eventos de caridade da América no domínio das artes e da educação.

Antes de ver e conhecer este GranCabrio Folgore especial, é preciso saber o que é o Tignanello. A primeira colheita é bastante jovem (1971) e nasce de setenta e seis mil seiscentas e oitenta e duas vinhas de um antigo vinhedo de Chianti, conhecido como Tignanello, localizado a 390 metros acima do nível do mar, num rico terreno montanhoso em Alberese e Galestro (Itália).
O vinho é produzido a partir de uma seleção de uvas Sangiovese e Cabernet provenientes da vinha com o mesmo nome, situada em Tenuta Tignanello, no coração do Chianti Clássico, numa parcela de 57 hectares orientada para sudoeste. No 110º aniversário da marca Trident, a Maserati juntou o seu nome ao deste vinho e inspirou-se na vinha, uma metáfora das raízes e do terroir.

O GranCabrio Folgore Tignanello é imediatamente reconhecível pela sua pintura Terra di Tignanello, uma cor castanha inspirada no solo da vinha, aquecida por um bordeaux acobreado que recorda os tons vermelhos centrais dos característicos barris de Tignanello. As jantes e as pinças são em preto mate e preto brilhante, respetivamente, enquanto os emblemas são em cobre e o capot em tecido é preto.

A bordo, o Maserati Tignanello apresenta bancos em pele adornados com capotas multimateriais prateadas e borgonhesas em Vegea, um tecido técnico nunca antes utilizado num automóvel que tem a geometria das filas da encosta de Tignanello, caracterizada pelas rochas alberesas no centro das filas.

Para evocar a impressão produzida pelo fogo em barris de carvalho, foi escolhida madeira de urze escura tratada a laser para embelezar os painéis, onde se pode até ler como nasceu o Tignanello. No encosto de cabeça, um elegante bordado liga o Tridente da Maserati a um dos traços distintivos do Tignanello, o sol, que sempre esteve presente no rótulo da garrafa. O mesmo símbolo é gravado a laser no túnel central, juntamente com as datas 1971-2021, que se referem à primeira e à atual colheita do Tignanello, 50 anos após a sua introdução no mercado.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade