Quantos quilómetros pode um veículo híbrido plug-in percorrer sem parar para reabastecer? A resposta é 2.200 km, de acordo com o último Recorde Mundial do Guinness estabelecido pela marca chinesa Roewe, propriedade da SAIC Motor (o mesmo proprietário da MG).
De facto, a nova berlina D7 DMH, com o depósito cheio de combustível e a bateria totalmente carregada, conseguiu percorrer uma distância de 2.208 km (o mesmo que de Madrid a Praga em linha reta), com um consumo médio de combustível de apenas 2,49 litros por 100 km. De facto, um valor bastante baixo.
O recorde oficial foi anunciado pela própria SAIC Motor em 28 de outubro. De acordo com o comunicado de imprensa da empresa chinesa, o D7 DMH foi conduzido durante quatro dias entre as cidades chinesas de Lanzhou e Urumqi.
O automóvel passou de temperaturas exteriores de 30 graus Celsius para -8 graus Celsius, em estradas onde os fabricantes locais testam frequentemente os seus novos veículos. Esta variação térmica não beneficia a autonomia, pois é necessário utilizar o ar condicionado/aquecimento e a carga eléctrica perde-se mais rapidamente.
Sob o capô da nova berlina da Roewe está um motor a gasolina de 1,5 litros e quatro cilindros, naturalmente aspirado, com 112 CV, que funciona em conjunto com um motor elétrico de 150 kW (204 CV) e 330 Nm de binário imediato. A transmissão associada é uma transmissão continuamente variável (CVT).
De acordo com os dados da homologação CLTC (ciclo chinês), o automóvel tem uma autonomia combinada de 1400 km e uma distância sem emissões de cerca de 125 km. Por conseguinte, foram percorridos mais de 800 km a mais do que o valor oficial.
Sabemos que o percurso foi vantajoso do ponto de vista orográfico. A este respeito, podemos informar que Lanzhou está a uma altitude de 1 530 metros e Urumqi a 860 metros, embora não o saibamos nos pontos intermédios.
Ainda não se sabe se o Roewe D7 DMH chegará à Europa e a que preço, que na China ronda os 100.000 yuan, ou seja, pouco menos de 13.000 euros à taxa de câmbio atual. Que pechincha!