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Nada faz o coração disparar como um Ferrari clássico e esse é certamente o caso do 355 da Evoluto. É um programa de restomod que “reimagina o icónico supercarro italiano dos anos 90, combinando dinâmica de condução avançada, tecnologia de ponta e engenharia que redefine a classe”.

Concebido para proporcionar uma “experiência de condução analógica de topo”, o carro tem um aspeto imediatamente reconhecível, mas apresenta uma carroçaria totalmente nova em fibra de carbono da Callum Designs. Embora as alterações sejam fáceis de ignorar à primeira vista, o modelo tem uma nova extremidade dianteira com entradas de ar maiores e um divisor moderno. A estes juntam-se os faróis LED e as luzes diurnas.

Mais atrás, podemos ver novos espelhos, puxadores de porta embutidos e luzes traseiras modernas. A Evoluto não entrou em muitos detalhes, mas referiu que o carro tem um “interior totalmente novo” e será proposto com “extensas opções para personalização do cliente”. Por falar nisso, as imagens mostram um habitáculo modernizado com acabamentos em fibra de carbono e detalhes metálicos, bem como estofos em pele e microfibra.

As atualizações estendem-se ao V8 de 3,5 litros, que foi transformado com mais de 200 componentes novos. Entre eles, encontra-se um novo sistema de gestão do motor, um sistema de ignição de bobina sobre ficha, uma cabeça portada CNC com válvulas de admissão maiores e elevadores de came sólidos acoplados a uma árvore de cames de admissão personalizada. Juntam-se um sistema de escape em titânio e um moderno veio de transmissão, que reduz as vibrações e “proporciona a fiabilidade do século XXI”.

Graças a todas estas alterações, a unidade de oito cilindros produz agora 426 CV. É um bom aumento em relação à potência original de 379 CV.
O motor está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades “reformulada”, que promete fazer de cada mudança uma delícia. A empresa não disse qual é a velocidade do carro, mas o modelo original podia ir dos 0-100 km/h em 4,7 segundos antes de atingir os 295 km/h. .

Para além das actualizações do grupo motopropulsor, o modelo beneficia de um “programa abrangente de fusão de carbono” para o chassis. A Evoluto disse que “todos os pontos críticos do chassis foram reforçados e a flexibilidade do chassis é minimizada”. Isto não é muito, mas os suportes em fibra de carbono melhoram a rigidez torsional em 23%.

Para fazer face ao aumento do desempenho, o carro é montado em jantes de liga leve forjadas de 19 polegadas personalizadas, envolvidas em pneus Michelin Pilot Sport 4S. São apoiadas por um sistema de travagem Brembo, que inclui pinças de quatro e seis pistões, bem como pastilhas e linhas melhoradas. Os clientes podem também atualizar para travões opcionais em cerâmica de carbono.

Por último, o automóvel possui uma “arquitetura eletrónica e de cablagem totalmente nova” que proporciona maior fiabilidade e desempenho. A produção será limitada a 55 unidades.

Ricardo Carvalho

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