Chama-se Afeela 1, é o primeiro produto de uma vasta colaboração entre a Honda e a Sony.
A Afeela foi apresentada, pela primeira vez em 2023, no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas. Trata-se de uma marca de automóveis da Sony Honda Mobility, em parceria com a japonesa Honda.
O primeiro modelo da Afeela parecia quase pronto para produção há dois anos, embora a marca tenha visto a oportunidade ideal no CES 2024 para mostrar uma versão mais aperfeiçoada, mas ainda em pré-produção, do seu primeiro modelo. Atualmente, está de volta a Las Vegas para a Consumer Electronics Show deste ano.
Montra tecnológica
O nome Afeela foi escolhido para remeter exatamente para o universo das sensações (feel, significa sentir em português) que “está na base da experiência de mobilidade considerada pela Sony Honda Mobility”, diz a companhia.
Este é um sedan elétrico com 4,9 metros de comprimento com uma distância entre eixos de pouco menos de 3 metros. Em termos de dimensões, o Afeela 1 pode ser comparado a veículos elétricos como o Volkswagen ID7. Tem um motor elétrico de 245 CV, tanto à frente como atrás.
Estas máquinas são alimentadas por uma bateria pesada. De facto, a bateria de iões de lítio tem uma capacidade de 91 kWh. O que é bom para uma grande autonomia.
De acordo com as especificações oficiais, o Afeela 1 pode percorrer “até 482 quilómetros” com uma carga completa. O carregamento rápido é possível com 150 kW e, mesmo com isso, não supera os seus concorrentes. Especialmente quando se considera o preço do carro.
Além da sua propulsão completamente elétrica, o Afeela 1 avança na área da condução autónoma, estando instalados até 33 sensores em todo o veículo. Estes têm a capacidade de detetar veículos e peões, além de outras incidências da la via e alertar o condutor. Assim, o primeiro automóvel da Sony terá um nível de condução autónoma de nível 2 ou semiautónoma, embora seja necessário que o condutor continue a manter o controlo do veículo.
Esta é uma das novidades tecnológicas, mas há mais. Nas primeiras imagens disponibilizadas do modelo chama a atenção o ecrã panorâmico corrido que se estende em toda a largura do tablier. Este está dividido em três partes: painel, ecrã central e mostrador auxiliar para o acompanhante. Nos extremos, foram colocados dois ecrãs auxiliares para oferecer a visão os retrovisores virtuais,
Quanto vai custar
Assim, o Afeela 1 não é exatamente uma pechincha. Sobretudo quando se sabe que tanto a versão Origin como a versão de topo, de quase 100.000 euros, oferecem funcionalidades que só estão disponíveis com uma assinatura.
Para o Intelligent Drive (modo de condução semi-autónomo) e o Personal Agent (assistente de IA alargado), tem de pagar um extra. Pelo menos, ao fim de três anos. Durante os primeiros três anos, a subscrição é gratuita.
A Afeela diz que quer “redefinir a relação entre as pessoas e a mobilidade”. Promete um interior especialmente apaziguador, um “sistema áudio único” e oferece aos seus ocupantes uma coleção heterogénea de ecrãs.