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A Ford mostrou, finalmente, a sua nova faceta no que diz respeito a automóveis elétricos. Vai chamar-se Explorer, modelo de sucesso nos EUA, mas será produzido na Europa sob a plataforma MEB do Grupo Volkswagen.

Promete chegar ao mercado no final do ano e vem completar a gama elétrica da Ford ao lado do Mustang Mach-E. De perfil aparente ser um automóvel de dimensões generosas, todavia estamos perante um modelo do segmento C, graças à disposição dos pilares que elevam o tejadilho para um posição quase flutuante que se inclina para trás.


A traseira é muito vertical, o que reforça a aposta da marca pelo conforto na hora de aceder à bagageira de 450 litros de volumetria, ampliáveis até pouco mais de 1400 litros com a fila traseira de bancos rebatida.


O novo logótipo da marca também foi uma surpresa. Este novo Explorar será o primeiro carro da marca a utilizar este novo emblema, que regressa às raízes com um design vintage. Azul escuro, roçando a tonalidade negra com letras e bordos brancos.

O interior é outra das grandes surpresas deste modelo. O habitáculo é realmente espaçoso, incluindo os lugares traseiros. Um condutor com 1,80 m de altura poderá ter sentada atrás de si uma pessoa com 1,90 m. A nível tecnológico, destaque para o seu amplo ecrã de 15″ rebatível. Este interface pode mudar a inclinação através de um acionador elétrico. O seletor da caixa está posicionado na coluna de direção atrás do volante e à frente do painel de instrumentos digital de desenho minimalista, com um estilo idêntico ao dos elétricos do Grupo Volkswagen. A Ford vai apostar em comandos hápticos, tanto na consola central como no volante.

Para já a marca não refere dados técnicos, mas podemos adiantar que as opções previstas devem alcançar os 340 CV e deverão existir opções de tração integral e traseira.

 

Ricardo Carvalho

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