Passaram apenas algumas semanas desde a estreia do Smart Concept #5 no Salão Automóvel de Pequim de 2024, mas já surgiram fotos e especificações da versão de produção.
Como era de esperar, o Smart #5 perde alguma da robustez do concept, mas mantém a sua postura quadrada, tornando-o na maior e mais espaçosa oferta de sempre do fabricante de automóveis.
De acordo com o registo no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), a versão de produção do Smart #5 mede 4.705 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e 1.705 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.900 mm. Isto torna-o 265 mm mais comprido do que o coupé-SUV #3 que é atualmente o maior modelo da gama Smart.
A versão de produção tem uma distância ao solo visivelmente mais baixa em comparação com o carro-conceito, trocando os seus pneus todo-o-terreno por uma configuração mais convencional. Também perde características como a barra de tejadilho, as portas suicidas e os ecrãs montados nos guarda-lamas para a suspensão. No entanto, os faróis e farolins traseiros em LED foram largamente mantidos, juntamente com os puxadores das portas embutidos e a maior parte da carroçaria.
Os para-choques também são ligeiramente diferentes, com uma placa de proteção de grandes dimensões que incorpora a entrada inferior na frente. As fotografias mostram várias versões de acabamento do Smart #5, incluindo um derivado de aspeto desportivo com detalhes em vermelho e pinças de travão a condizer, tipicamente encontradas nas versões Brabus dos modelos Smart EV. Para além do design das jantes de liga leve, existem também variações nos frisos dianteiro e traseiro, bem como nas molduras laterais.
Não há fotos do interior disponíveis, mas especula-se que possa ser semelhante ao do conceito. Este último apresentava uma disposição de três ecrãs no painel de instrumentos, com muita tecnologia. Ao contrário do conceito de quatro lugares, o modelo de produção tem uma disposição de cinco lugares, enfatizando o carácter prático.
O SUV totalmente elétrico oferecerá quatro opções de motorização. As variantes com tração traseira geram 340 ou 363 cvCV a partir de um único motor elétrico montado na traseira. Em ambas as configurações, a energia será extraída de uma bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP).
Haverá também um número igual de variantes AWD, embora com baterias de níquel-manganês-cobalto (NMC). Estas variantes combinam um motor elétrico dianteiro de 224 CV com 363 CV ou 422 CV das unidades montadas na traseira. Combinados, o Smart #5 AWD 646 CV, o que sugere algumas capacidades de desempenho sérias.
Note-se que o conceito Smart #5 utilizou uma arquitetura de 800 Volt proveniente da empresa-mãe Geely. Consequentemente, o conjunto de baterias, com uma capacidade de mais de 100 kWh, pode recarregar de 10 a 80% em apenas 15 minutos. A empresa também afirmou uma autonomia WLTP superior a 549 km.