fbpx




O Reino Unido estreou um radar camuflado montado num furgão que já se está a transformar num inferno para os condutores britânicos. Será que o Ministério da Administração Interna já tomou nota desta nova medida?

Ladrão de dinheiro ou caça à multa, é assim que alguns meios de comunicação do Reino Unido têm chamado a esta nova medida da polícia deste país para “caçar” os infratores por excesso de velocidade. E quando pensavamos que já tinham inventado tudo no que diz respeito a radar, chegam os britânicos e surpreendem com esta ideia.

Mas afinal do que se trata? Basicamente são uns furgões discretos com um janela atrás a partir da qual se assoma um radar. O primeiro de todos começou a ser utilizado em Northamptonshire, mas o plano das autoridades do Reino Unido é estender este tipo de radar um pouco por todo o país.

Os novos furgões da polícia britânica surgem camuflados, sem nenhum tipo de distintivo ou rótulo e estão estacionadas no sentido da circulação. Ou seja, quem quer que passe por ali pode pensar que se trata de algum condutor descansando na sua camper van. Mas o detalhe que a diferencia é a janela traseira entre aberta o suficiente para poder montar o radar.

O responsável do desenvolvimento, diz que fazem parte de uma nova geração. E justifica dizendo que são um passo positivo para reduzir o número de condutores que circulam em excesso de velocidade.

Para além do radar na parte traseira, estes furgões contam com outra câmara à frente cujo objetivo não é outro que não detetar os excessos de velocidade dos motoristas que, ao não contar com a matrícula dianteira poderiam escapar ao controlo destes furgões. De acordo com um operador de radar britânico, os furgões estão paradas na mesma localização durante algum tempo, mas o suficiente para fazerem um relatório completo do trânsito.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade