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Este é o novo Porsche 718 Cayman GT4 RS

O Porsche 718 Cayman GT4 RS é o novo topo de gama da família 718, um automóvel sem compromissos, focado no condutor e desenhado para impressionar com a sua construção ligeira, o chassis extremamente ágil, a aerodinâmica sofisticada e banda sonora única.

Seja conduzido em estreitas estradas de montanha ou em circuitos fechados, o 718 Cayman GT4 RS é o rei da gama de compactos de motor central. No Nürburgring Nordschleife, ultrapassa o seu irmão, o 718 Cayman GT4, em mais de 23 segundos.

O motor atmosférico de seis cilindros opostos, familiar dos modelos 911 GT3 Cup e 911 GT3 de produção em série, com 500 CV forma a peça central de um automóvel desportivo desenhado para o máximo prazer de condução. O motor sobe até às 9.000 rpm. Comparado ao 718 Cayman GT4, o 718 Cayman GT4 RS tem mais 80 cv (59 kW), resultando numa relação peso-potência de 2.83 kg/cv. O binário máximo sobe dos 430 para os 450 Nm.

O novo 718 GT4 RS está disponível, exclusivamente, com a transmissão Porsche de dupla embraiagem (PDK). Esta caixa de velocidades efetua passagens à velocidade da luz entre as suas sete relações e garante performance máxima. As patilhas garantem que o condutor mantém as mãos no volante mesmo quando efetua passagens de caixa manuais. Alternativamente, pode utilizar a redesenhada alavanca da caixa colocada na consola central.

Ao típico estilo RS, a construção ligeira representa um elemento diferenciador do design do novo GT4 RS. O dois lugares pesa apenas 1.415 quilogramas, com o depósito de combustível cheio e sem condutor, tal como definido pela norma DIN, o que significa menos 35 kg do que um 718 GT4 equipado com a caixa PDK. Esta redução de peso é alcançada através da utilização de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP) em componentes como o capot e os guarda-lamas dianteiros. A alcatifa mais ligeira também poupa peso, assim como também o faz a redução da quantidade de material de isolamento.

A asa traseira fixa, com a sua fixação “Swan Neck” e os suportes da mesma em alumínio, são elementos diferenciadores do design exterior. Este princípio altamente eficiente da asa deriva do Porsche 911 RSR GT de competição e foi adaptado pela primeira num Porsche de produção em série com o 911 GT3. Em combinação com a altura ao solo reduzida em 30 milímetros face ao 718 Cayman, as impactantes grelhas nos guarda-lamas dianteiros, o fundo da carroçaria aerodinamicamente otimizado com difusor traseiro, o difusor dianteiro com ajustes múltiplos e o novo lábio do spoiler dianteiro com lamelas laterais, no modo Performance reservado para a utilização em pista, o GT4 RS gera, aproximadamente, 25 por cento mais de força descente do que o GT4.

As modificações no chassis contribuem também para a sua elevada performance. Os casquilhos apertam firmemente o chassis à carroçaria para oferecer um comportamento ainda mais preciso e direto. O chassis ajustável tem uma definição de amortecimento específica para o RS, assim como molas e barras estabilizadoras específicas.

O opcional Pacote Weissach leva o design dinâmico do GT4 RS ainda mais além. A tampa do compartimento de arrumação dianteiro, as entradas de ar, a cobertura da caixa de ar, as molduras superiores dos espelhos retrovisores exteriores e a asa traseira possuem acabamento em carbono. As saídas de escape em titânio apresentam uma imagem similar ao sistema de escape utilizado no Porsche 935. A célula de segurança colocada na traseira é também produzida em titânio. A secção superior do tablier é revestida em Race-Tex e um generoso logótipo Porsche é integrado no óculo traseiro. Com o Pacote Weissach, as jantes de 20” em magnésio forjado podem ser escolhidas, com custo extra, no lugar das jantes de 20” em alumínio forjado.

O novo Porsche 718 Cayman GT4 RS celebra a sua estreia mundial no Los Angeles Auto Show e já pode ser encomendado em Portugal por um preço a partir de 197.143 euros, incluindo impostos em vigor à data deste comunicado. As entregas começam em dezembro.

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