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A marca japonesa apresentou um concept de armazenamento de hidrogénio a partir de um deposito de resina a alta pressão que seria mais seguro e poderia ser aplicado noutros âmbitos.

A Toyota leva algum tempo a trabalhar em iniciativas que visam uma sociedade baseada no hidrogénio, como a comercialização do veículo a célula de combustível (FCEV) e sistema de célula de combustível (FC). Como parte desta ambição, acaba de desenvolver um módulo de armazenamento de hidrogénio que integra vários depósitos de resina a alta pressão, a 70 MPa, para automóveis e dispositivos de segurança como um detetor de hidrogénio e um interruptor para desligar automaticamente.

Depois de apresentar este modelo conceptual na FC Expo (Exposição internacional de hidrogénio e célula de combustível), que aconteceu em Tóquio entre os dias 16 e 18 de março, a marca já está a receber váris solicitações para a sua utilização em caminhos de ferro, navegação, manipulação de carga nos portos, assim como gerador FC.

Em relação ao desenvolvimento deste módulo, a Toyota também vai continuar a trabalhar para verificar a segurança do transporte e a quantidade de armazenamento de hidrogénio, aproveitando ocasiões do rápido desenvolvimento como corridas… este ano, novamente, o processo de verificação começará na corrida da série Super Taikyu em Suzuka.

Não obstante, para utilizar os mesmos depósitos em âmbitos distintos, é necessário cumprir diferentes normas de segurança e ajustar-se a cada espaço. Esse é o motivo pelo qual até à data não foi utilizado com distintas finalidades. O governo está a trabalhar em diversos estudos para promover a adoção imediata do hidrogénio com garantia de segurança e a Toyota e os seus sócios comerciais estão dispostos a oferecer a colaboração e apoio. A Toyota desenvolveu estee módulo de armazenamento de hidrogénio com a ideia de responder a essa procura e expandir a utilização do hidrogénio.

Caraterísticas do modelo conceptual

Para além das três versões de capacidade de hidrogénio baseadas no depósito de hidrogénio em resina a alta pressão utilizado pelo Mirai, também se inclui na gama de módulos grandes que utilizam depósitos de maior capacidade.

Armazenamento e transporte do hidrogénio: o módulo, que incorpora depósitos de hidrogénio de resina a alta pressão para utilização na indústria automóvel, tem integrados vários mecanismos de segurança que controlam automaticamente o estado de funcionamento para garantir a máxima segurança.

Uma vez que resulta mais seguro e eficiente transportar hidrogénio à base de carregamentos de grande capacidade, a energia derivada do hidrogénio pode utilizar-se em lugares distintos onde é complicado abastecer com este combustível.
Utilização do hidrogénio: a utilização do hidrogénio como carburante do sistema de pilha de combustível em combinação com o módulo de pilhs de combustível lançado pela Toyota em março de 2021 é simples e seguro numa grande variedade de aplicações, incluindo mobilidade como comboios e embarcações, para além de camiões e autocarros, manipulação de mercadorias em portos e por aí fora.

 

Ricardo Carvalho

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