Revistacarros

Este é o Lamborgini mais potente de sempre

Chama-se Essenza SCV12 e é o Lamborghini mais potente de sempre. Este é uma série especial limitada a 40 unidades exclusivas e mais direcionadas para a pista.

O supercarro italiano descende diretamente de modelos como o Diablo GTR ou até do Miura Jota. Conta debaixo do capot o mais potente motor V12 6.5 naturalmente aspirado que debita 830 cv, que funcionam em associação com uma nova caixa sequencial de seis velocidades da X-trac, posicionada como elemento estrutural no chassis.

Beneficiando da experiência da equipa Squadra Corsa no desenvolvimento de GTs, o Essenza consegue uma “downforce” superior à de um GT3, no valor de 1200 kg a 250 km/h. A inspiração vem do Huracán GT3, com duas entradas de ar no capot, entrada de ar no tejadilho, lábio dianteiro proeminente e asas laterais que enviam o ar para as entradas laterais de forma a arrefecer o motor e a caixa.

A suspensão traseira tem uma configuração “push-rod” ligada diretamente à caixa de velocidades. As jantes são em magnésio de 19 e 20 polegadas com pneus lisos da Pirelli e travões da Brembo Motorsport especialmente desenvolvidos para o efeito.

O Essenza SCV12 apresenta uma potência específica de 1,66 cv/kg, graças a um chassis monobloco em fibra de carbono de nova geração, que não precisa de uma roll-cage interna. Apesar disso, este é o primeiro GT desenvolvido de acordo com as normas de segurança da FIA.

Visualmente, o Essenza apresenta semelhanças com o Sián e com Aventador SVJ Xago. No interior, há vários elementos em Alcantara, um volante multifunções com um ecrã de telemetria – ao estilo dos F1 – e bacquets em fibra de carbono.

Exit mobile version