Depois de ter lançado o seu primeiro pequeno veículo invulgar, o mini-buggy La Bagnole, a Kilow, uma jovem empresa sediada na Savoie, apresenta um segundo quadriciclo igualmente atípico: Le Bolide. Desta vez, o seu aspeto faz lembrar o Caterham Seven.
Isto devia ter sido suficiente para encher o livro de pré-encomendas quando este microcarro único foi apresentado no verão de 2022. No entanto, o desenvolvimento foi mais complexo do que os seus criadores previram e as primeiras entregas começaram há apenas alguns meses, embora muito lentamente.
O seu aspeto faz lembrar um certo Caterham Seven, o modelo mais antigo ainda em produção no mercado. O capô longo e baixo, a forma extremamente simplificada e as rodas bem separadas da carroçaria fazem inevitavelmente lembrar o desportivo britânico.
A ausência de para-brisas e a barra de proteção contra o capotamento, confirmam igualmente, que o Le Bolide tem um espírito desportivo. Os 25 exemplares da série limitada de lançamento receberão até um imponente spoiler traseiro em carbono.
Por outro lado, a última este modelo elétrico agora beneficiar de uma homologação rodoviária. Poderá ser conduzido a partir dos 16 anos com uma carta B1, graças à sua homologação como quadriciclo pesado L7e, tal como o Mobilize Duo ou o Microlino. Como estipulado nos regulamentos, a sua velocidade não pode exceder os 90 km/h.
A ficha técnica oficial brinca com este facto, referindo “não sabemos porque nunca o conseguimos fazer ” na linha dedicada aos 0 a 100 km/h. A potência nominal também é limitada a 11,8 kW, ou pouco mais de 16 CV. Quanto aos 600 Nm de binário, tal como noutros automóveis elétricos, não podem ser comparados com os de um modelo de combustão devido à ausência de uma metodologia de medição diferente.
Mas isso não deve impedir o Le Bolide de oferecer a sua quota-parte de emoções, graças ao binário instantâneo fornecido pelo seu motor, à tração traseira, à ausência de para-brisas e a um peso pluma de 358 kg. Outra vantagem importante, a maior distância ao solo permite-lhe agora ser utilizado longe do asfalto. Um ponto em comum com o La Bagnole, que também empresta a sua bateria de iões de lítio de 48V. No entanto, a autonomia melhorou ligeiramente, para 145 km no ciclo WLTP, quase o dobro de um Citroën Ami, por exemplo. O carregamento continua a ser feita numa tomada convencional de 220V, como é habitual nesta categoria.
O preço começa em 16.990 euros, incluindo para a série limitada de lançamento, que oferece várias particularidades: spoiler traseiro em carbono, cor cinzenta Nardo exclusiva, impressão em preto ou branco à escolha, dia de montagem na oficina com churrasco e passeio no final do dia…. É obviamente caro para um quadriciclo com uma utilização muito limitada, e esta categoria acaba de perder o seu bónus ambiental de 900 euros. Mas está muito longe dos 20.000 euros (sem impostos) previstos para o Le Tube, e convém lembrar que a produção é bastante reduzida em França. Isto contrasta fortemente com o Citroën Ami, o Fiat Topolino e o Mobilize Duo, todos eles produzidos industrialmente em Marrocos.
Estão também a ser desenvolvidos um tejadilho, um para-brisas e portas opcionais para proporcionar uma versatilidade ainda maior. As pré-encomendas já estão abertas, com um depósito de 990 euros para a versão clássica ou de 1.990 euros para o novo modelo. Espera-se que as lições aprendidas com a génese do La Bagnole façam com que este novo projeto sofra menos atrasos no arranque. As primeiras entregas deste Bolide aos clientes estão previstas para o outono