Revistacarros

Bugatti Centodieci. Só há 10 e este custa o mesmo que vinte Ferraris!

Há o raro e depois há isto. Como se um hipercarro de 9 milhões não fosse suficientemente especial, a Bugatti decidiu elevar a fasquia da exclusividade com o Centodieci.

O Centodieci é uma homenagem ao icónico EB110, que é tão raro que apenas um punhado de pessoas na Terra pode sequer sonhar em ter um.

Um destes hipercarros ultra-raros vai ser leiloado em fevereiro, com estimativas que sugerem que poderá atingir uns impressionantes 16 milhões de dólares, cerca de 15,4 milhões de euros. Este valor é quase o dobro do seu preço original de 9 milhões de dólares e coloca-o na mesma liga que o Bugatti La Voiture Noire de 18,7 milhões de dólares, que deixou até os colecionadores mais experientes com as carteiras na mão.

O Centodieci é baseado no Bugatti Chiron, mas tem um design diferente inspirado no lendário EB110. Todos os painéis da carroçaria do hipercarro são novos, a começar por um para-choques dianteiro revisto e uma grelha em forma de ferradura com faróis LED elegantes. Talvez a referência mais óbvia ao EB110 seja as cinco pequenas formas ovais por detrás das janelas laterais.

Também não há como confundir o Centodieci com um Chiron “normal” quando visto de trás, uma vez que tem uma asa traseira fixa, faróis traseiros em LED e um novo difusor. Também tem quatro saídas de escape empilhadas, uma caraterística mais tarde utilizada no Chiron Super Sport.

A Bugatti construiu apenas 10 exemplares do Centodieci. Esta unidade é o chassis número 006 e foi encomendado em agosto de 2019 por um colecionador suíço. O exterior tem acabamento em Quartz White combinado com elementos de fibra de carbono expostos, incluindo a asa traseira.

O interior tem um aspeto fantástico. Combina com o exterior, com pele Beluga Black e Gris Rafale, juntamente com várias peças de acabamento em preto anodizado. Embora pensemos que o habitáculo poderia ter alguns toques de cor, a configuração branca e preta é intemporal e deverá ter um aspeto tão bom daqui a 50 anos como tem agora, desde que seja mantida.

Com apenas 437 quilómetros no conta-quilómetros, este Centodieci passou a maior parte da sua vida na garagem. Entregue no final de 2022, mal viu a luz do dia, mas permanece sob garantia até setembro de 2026 – apenas no caso de o novo proprietário decidir levá-lo para uma volta ao redor do Mónaco em vez de trancá-lo numa coleção particular.

A RM Sotheby’s vai tratar da sua venda que, a julgar pelo preço estimado de 16 milhões de dólares, está destinado a tornar-se uma joia da coroa no cofre de um bilionário.

Exit mobile version