fbpx




Certamente muitos de nós lamentamos o facto do novo Toyota Land Cruiser ser tão caro. Caso não saiba, o seu preço inicial é de uns impressionantes 154.950 €, o que o torna num SUV quase proibitivo para o comum dos portugueses.

A verdade é que não há um substituto claro. Bem, pode ser olhar para o SsangYong Rexton, que é o 4×4 familiar mais barato do mercado… de longe.

Outra hipótese, que não é exatamente a ideal, será olhar com inveja para os mercados onde o Toyota Fortuner é vendido.

Este é um veículo todo-o-terreno muito capaz. De facto, a versão Diesel oferece tração integral e bloqueio do diferencial traseiro, além de uma generosa distância ao solo de 22,7 centímetros, tornando possível aventurar-se em estradas lamacentas.

Esta variante Diesel utiliza o mesmo motor que o Land Cruiser, um bloco de quatro cilindros de 2,8 litros com 204 CV e 500 Nm, que pode ser acoplado a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática com conversor de binário.

O Fortuner também está disponível com um motor a gasolina de quatro cilindros e 2,7 litros com 166 CV, mas esta opção só tem um eixo de tração, pelo que não é adequada para viagens fora de estrada.

Esta alternativa ao Land Cruiser tem 4,80 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,84 metros de altura. Toda a gama inclui sete airbags, discos dianteiros ventilados, bem como um ecrã central de 9 polegadas e um sistema multimédia compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Se olharmos para alguns mercados onde é vendido, o Fortuner Diesel 4WD mais acessível custa apenas 36.500 euros. É menos de metade do preço do “nosso” Land Cruiser – que diferença de preço! Gostava que a Toyota explicasse porque é que temos de pagar tanto pelo seu SUV….

Além disso, o Fortuner a gasolina custa 32.700 euros, embora seja verdade que, com um único eixo motriz, está mais vocacionado para o alcatrão ou para estradas simples.

 

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade