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A Hyundai continua a expandir a sua gama de SUV com o novo Inster – uma versão totalmente elétrica do crossover subcompacto Casper, com uma distância entre eixos alargada e mais tecnologia de série no interior do habitáculo.

Ao contrário do Casper, que está disponível exclusivamente na Coreia, o Inster também será vendido na Europa, no Médio Oriente e na Ásia-Pacífico, o que faz dele um modelo global.

Apesar do alongamento substancial, o Inster mantém uma pegada de tamanho pequeno. Estamos a falar de 3.825 mm de comprimento, 1.610 mm de largura e uns meros 1.575 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2.580 mm. Pense nele como um micro-SUV com dores de crescimento – maior do que uma gaiola de hamster, mas ainda assim menor do que os seus irmãos SUV subcompactos da Hyundai, como o Bayon, Creta, Venue e Kauai.

Na Europa, o Hyundai Inster será posicionado entre os segmentos A-SUV (Toyota Aygo X, Suzuki Ignis) e B-SUV (Jeep Avenger, VW T-Cross), tornando-se uma escolha adequada para ambientes urbanos com as suas dimensões compactas. Além disso, a Hyundai anunciou uma futura versão Inster Cross, com um “design mais robusto e orientado para o exterior”.

O design interior também foi em grande parte transposto do equivalente com motor a combustão interna, embora com actualizações tecnológicas e diferentes opções de cores para os estofos em tecido. O cockpit digital inclui dois ecrãs de 10,25 polegadas, significativamente maiores do que os do Casper.

Dependendo do acabamento, o equipamento pode incluir uma base de carregamento sem fios, iluminação ambiente LED de 64 cores, bancos dianteiros aquecidos, um teto de abrir e um conjunto abrangente de funcionalidades ADAS para a sua dimensão.

O Hyundai Inster estará disponível com as opções de motorização Standard e Long Range. O modelo de entrada de gama inclui um único motor elétrico com 97 CV e 147 Nm de binário. A energia é fornecida por uma bateria de 42 kWh, que lhe permite percorrer mais de 300 km entre carregamentos.
Para aqueles que querem mais de tudo, a versão Long Range é alimentada por um motor elétrico mais potente de 113 CV. Este é combinado com um conjunto de baterias ligeiramente maior, com uma capacidade de 49 kWh, tendo como objetivo uma autonomia WLTP líder do segmento de 355 km. Estas especificações são significativamente melhores do que as do Kia Ray com especificações coreanas, o único outro veículo elétrico baseado na plataforma K1 da Hyundai/Kia.

Graças às suas capacidades de carregamento rápido de 120 kW DC, o Inster pode carregar de 10 a 80% em apenas 30 minutos. Quando ligado a uma tomada CA de 11 kW, mais comum, um carregamento completo demora 4 horas para o modelo Standard ou 4 horas e 35 minutos para o modelo Long Range. Além disso, a função V2L permite o carregamento bidirecional de outros dispositivos, como bicicletas elétricas e equipamento de campismo.

 

Ricardo Carvalho

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