Estas 8 marcas de motos também produzem atualmente automóveis. Uma verdadeira demonstração de força ao alcance de diferentes mercados.
As marcas de motos que fabricam automóveis continuam a distinguir-se por acrescentarem valor aos seus produtos. As motos, naturalmente, são as que beneficiam da tecnologia automóvel, mais desenvolvida devido à sua capacidade de receber maiores investimentos.
Sim, porque apesar de as motos serem um grão de poeira na praia em comparação com os automóveis, o facto é que as marcas de automóveis cuidam dos seus produtos de duas rodas como parte do seu extenso portfólio, oferecendo aos seus distintos clientes um pouco mais.
Este último aspeto não tem passado despercebido nos últimos tempos, com a mota a revelar-se um veículo mais eficiente e utilizável do que o automóvel, além de proporcionar uma diversão extra com experiências de lazer intensas.
BMW
A marca bávara iniciou a produção em série de veículos com o primeiro BMW R 32, e só alguns anos depois desse marco é que lançou o seu primeiro automóvel, o BMW 3/25 PD.
Hoje em dia, é uma das marcas exemplares no ramo da produção de motos e automóveis de qualidade superior – ou premium, a palavra de ordem entre as empresas distinguidas, com uma forte presença em todos os subsegmentos do mercado.
Honda
O gigante japonês não perdeu a oportunidade de fabricar os seus próprios automóveis, embora tenham sido as motos que estabeleceram o início de um longo e produtivo negócio, por iniciativa do seu fundador, Soichiro Honda.
Foi no final dos anos 40 que produziu a primeira mota e só nos anos 60 é que começou a desenvolver os primeiros protótipos de carros comerciais e de competição, esta última uma área que lhe trouxe enorme satisfação e lucros avultados.
Suzuki
O Japão e, por conseguinte, o mundo inteiro, alimenta-se, como já vimos com a Honda, de motos e automóveis através de empresas como a Suzuki, cuja produção têxtil foi a sua primeira atividade que deu lugar a uma área motorizada mais poderosa e apaixonante. Com um passado de nada menos que 104 anos, a Suzuki lançou o seu primeiro automóvel apenas um ano antes da moto que a viu nascer como fabricante de sonhos, a Colleda 125. Hoje, em pleno 2024, o peso do sector automóvel nesta marca é enorme.
KTM
A marca austríaca vive a indústria automóvel com um nível extremo de paixão, razão pela qual a produção de um carro desportivo sob a sigla KTM tem sido quase obrigatória, com um único objetivo: produzir e queimar adrenalina a todo o gás. Mas antes do espetacular X-Bow, a KTM já produzia e comercializava automóveis sob uma marca que sobreviveu até aos nossos dias como Opel; outras ficaram para trás, como a DKW, cujas primeiras motos ostentavam o emblema.
Peugeot
A marca francesa pertence ao enorme e poderoso (pelas dimensões adquiridas através das inúmeras marcas que o compõem) Grupo Stellantis, sendo a divisão automóvel a mais prolífica, com a Peugeot e a Citroën como pilares. Mas a verdade é que não se esquece a vasta gama de scooters oferecida pelo fabricante europeu, cujas raízes são longas e bem conhecidas entre nós, oferecendo atualmente até 36 modelos, incluindo motos de 125 cc, scooters e triciclos com motores de 49 cc a 399 cc, bem como scooters elétricas.
SEAT
O legado da SEAT como fabricante de automóveis é longo e bem conhecido, começando no período de produção sob licença da FIAT, passando pela incontornável fase doméstica com o aparecimento do SEAT 600 nos anos 50, para acabar no atual conglomerado de origem alemã desde 1990. A recente contribuição de um meio de mobilidade mais sustentável através de uma rede de scooters elétricas, equivalentes a 50 cc e 125 cc, serviu para introduzir plenamente a marca espanhola no sector das motos com produtos urbanos de excelente qualidade.
Piaggio
A marca italiana, que hoje faz parte do Grupo Piaggio, não só produz scooters de duas e três rodas com a sua própria marca, como também trabalha no desenvolvimento de uma gama de produtos concebidos para uso comercial. É o caso da popular Ape de três rodas, o antigo “motocarro”, uma pick-up acessível e fácil de conduzir com um motor de combustão interna, bem como a família Porter para o transporte de mercadorias ligeiras sob a forma de carrinhas compactas, camiões basculantes e até pick-up.
Aston Martin
A Aston Martin é, sem dúvida, o famoso e exclusivo fabricante de automóveis que, a certa altura da sua existência, decidiu lançar um par de motos tão especiais como os seus automóveis: Aston Martin AMB 001 e Aston Martin AMB 001 Pro. De facto, é preciso tirar o dinheiro dos bolsos de todo o seu equipamento de motociclista para deitar as mãos a uma delas, que são feitas por encomenda e nem sempre atendem o telefone, mesmo que a chamada venha da própria Península Arábica.