Um estudo recentemente divulgado diz que os automóveis de passageiros estão a ficar, em média, um centímetro mais largos a cada dois anos.
Tudo indica que esta tendência se manterá a não ser que os legisladores europeus tomem medidas regulamentares. A atual largura máxima da União Europeia aplicada a todos os veículos – 255 cm – foi decretada para limitar o crescimento dos autocarros e camiões em meados da década de 1990 e não se destinava propriamente aos automóveis.
Este limite não permite conter a tendência de aumento da largura, por exemplo, dos modernos SUV, o segmento mais relevante no mercado europeu, pelo que a sua importância exige uma imediata revisão das regras, defende o artigo publicado no site Transport & Environment.
A largura média dos automóveis novos na União Europeia é atualmente superior a 180 cm e cerca de metade das vendas ultrapassa este valor.
Esta largura representa um limiar importante porque é uma especificação mínima frequentemente utilizada para a largura dos lugares de estacionamento na via pública na Europa. Ao excederem este valor, os automóveis passam a ocupar o espaço de quem utiliza o passeio, dos veículos que circulam na estrada ou até de ambos.
A revisão da largura máxima dos veículos ligeiros é vital para proteger o espaço público e promover a segurança, incluindo os caminhos pedonais, os ciclistas e veículos motorizados na estrada, bem como o estacionamento adjacente.