Fundada em 2015 no seio do grupo FAW, a Leapmotor é o construtor chinês parceiro da Stellantis. O acordo entre os dois construtores, que foi assinado em março trará, de facto, a marca chinesa para a Europa já em setembro próximo com seus modelos elétricos.
Concretamente, chegarão o compacto T03 e o SUV C10, apostando sobretudo em preços competitivos e tecnologia avançada. Mas a gama de modelos da Leapmotor também inclui outros carros interessantes que também poderão chegar ao velho continente numa data posterior.
Leapmotor C01
Começando pelo C01, trata-se de uma berlina de 5 metros de comprimento e dimensões reduzidas, atualmente disponível em exclusivo na China.
Caraterizado por uma arquitetura célula-chassis em que cada módulo de bateria é ligado diretamente à carroçaria, este automóvel possui um habitáculo de alta tecnologia com três ecrãs (alimentados pelo chip Qualcomm Snapdragon 8155) e um sistema avançado de assistência ao condutor denominado Leapmotor Pilot.
A bateria tem uma capacidade de 90 kWh, enquanto a mecânica é composta por dois motores elétricos para um total de 544 cv. A autonomia declarada no ciclo CLTC chinês é de 717 km, com a possibilidade de recarregar até 200 kWh. O preço na China está fixado no equivalente a cerca de 25.000 euros.
Dimensões: 5,05 m x 1,90 m x 1,51 m
Bateria: 90 kWh
Autonomia: até 717 km no ciclo CLTC
Potência máxima: até 544 CV
Preço: a partir de 25.000 euros (na China)
Leapmotor T03
O Leapmotor T03 apresenta-se como uma alternativa no segmento dos carros eléctricos citadinos, desafiando modelos como o smart EQ fortwo, o Renault Twingo e o Fiat 500e. Com dimensões compactas de 3,62 metros de comprimento, 1,65 metros de largura e 1,57 metros de altura, o T03 tem um aspeto simples mas moderno e pode acomodar quatro adultos.
O T03 está bem equipado em termos de tecnologia. O painel de instrumentos inclui um ecrã de 8 polegadas para o condutor e um ecrã tátil de 10,1 polegadas para controlar as principais funções do veículo.
A gama de sistemas de assistência ao condutor é abrangente e inclui funcionalidades como o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, a travagem de emergência, a manutenção na faixa de rodagem e a deteção de fadiga do condutor.
O “coração” do Leapmotor T03 é uma bateria de iões de lítio de 41,3 kWh integrada no piso, que alimenta um motor de 109 CV e 158 Nm de binário montado no eixo dianteiro. Esta configuração permite que o T03 ofereça uma autonomia de 280 km, de acordo com o ciclo WLTP.
No entanto, o aspeto mais interessante é o preço, uma vez que o T03 já está à venda em França e em Israel com um preço base de 20.000 euros. O T03 também será montado em breve na fábrica da Stellantis em Tychy (Polónia).
Dimensões: 3,62 m x 1,65 m x 1,58 m
Bateria: 41,3 kWh
Autonomia: até 280 km no ciclo WLTP
Potência máxima: 109 CV
Preço: a partir de 20.000 euros (em França e Israel)
Leapmotor C10
Com 4,73 metros de comprimento, o C10 é um SUV do segmento D com um estilo moderno e um interior de última geração. A bordo, um ecrã de 14,6 polegadas e um ecrã digital de 10,45 polegadas, o primeiro a ser equipado com o sistema operativo Leapmotor OS 4.0.
Os sistemas de condução automatizada (disponíveis em opção) são geridos por um sensor LiDAR frontal, cinco radares, 12 câmaras e 12 sensores ultra-sónicos.
Estão disponíveis dois grupos motopropulsores, um 100% elétrico e outro elétrico com extensor de autonomia a gasolina. No primeiro caso, o Leapmotor utiliza um motor elétrico montado na retaguarda com 231 cv e 320 Nm e uma bateria LFP de 69,9 kWh, o que permite uma autonomia de 530 km no ciclo CLTC chinês.
O híbrido plug-in utiliza o motor de combustão interna apenas para recarregar a bateria, enquanto a tração é sempre fornecida pelo motor elétrico. Por falar em dados, o motor a gasolina 1.5 de 95 cv “recarrega” a bateria de 28,4 kWh, que alimenta a unidade eléctrica traseira de 231 cv. A autonomia eléctrica é de 210 km, enquanto a autonomia total é de 1.190 km no ciclo CLTC.
No entanto, enquanto já existe alguma certeza sobre a chegada da C10 eléctrica à Europa, a chegada da versão com extensor de autonomia é menos certa.
Na China, a C10 começa em cerca de 19.400 euros, mas na Europa o preço poderá situar-se entre os 30.000 e os 40.000 euros.
Dimensões: 4,73 m x 1,90 m x 1,68 m
Bateria: 69,9 kWh (28,4 kWh no EREV)
Autonomia: até 530 km em ciclo CLTC
Potência máxima: 231 CV
Preço: a partir de 19.400 euros (na China)
O maior SUV da atual gama da Leapmotor é o C16. Apresentado no Salão Automóvel de Pequim, em abril, será, por enquanto, vendido exclusivamente na China. Com 4,93 metros de comprimento, o C16 acomoda seis pessoas numa configuração 2+2+2. As linhas exteriores e várias soluções interiores seguem o que vimos no C10.
De facto, mesmo neste Leapmotor encontramos o grande monitor central de 14,6 polegadas e grande parte dos acabamentos presentes no seu “irmão mais pequeno”. O mesmo acontece com os grupos propulsores, que no C16 são também eléctricos ou eléctricos com extensor de autonomia, embora a versão 100% eléctrica esteja equipada com um motor mais potente de 288 cv. A variante de autonomia alargada, por sua vez, continua a apresentar o 1.5 litros de 95 cv combinado com a unidade eléctrica de 231 CV. A sua chegada à Europa é ainda incerta. Entretanto, tem um preço inicial de cerca de 26.000 euros na China
.
Dimensões: 4,92 m x 1,91 m x 1,77 m
Bateria: n.a.
Autonomia: n.d.
Potência máxima: 288 CV
Preço: a partir de 26.000 euros (na China)