Há alguns anos, a Aston Martin provou que se pode fazer praticamente tudo se houver dinheiro. Não fazemos ideia de quanto o proprietário do único Aston Martin Cygnet com motor V8 do mundo pagou originalmente por esta criação selvagem.
Da mesma forma, não sabemos por quanto o proprietário o está a vender agora. Mas está à venda. E não vai encontrar outro igual em qualquer em lado nenhum. Para refrescar a sua memória, o Cygnet foi o carro citadino de curta duração da Aston Martin. Literalmente um Toyota IQ melhorado, foram construídos menos de 1.000 exemplares antes de a Aston Martin o ter descontinuado em 2013. Mas, algures depois disso, alguém abordou o serviço de personalização Q by Aston Martin da empresa e pediu um com um V8.
É claro que trocar o V8 de um Cygnet não foi uma tarefa simples. A Aston Martin começou com uma carroçaria nua e fabricou uma “cage” de proteção, um túnel de transmissão, uma antepara dianteira e todos os pontos de montagem necessários para utilizar subquadros dianteiros e traseiros de um Vantage de finais dos anos 2000.
O V8 de 4,7 litros também provém do Vantage dessa época, produzindo 430 CV. É totalmente distribuído pelas rodas traseiras através de um manual automatizado Sportshift de sete velocidades. Tendo em conta a distância entre eixos ultra-curta, suspeitamos que a perda de potência parasita é mínima.
A Aston Martin apresentou o carro no Festival de Velocidade de Goodwood de 2018 antes de o entregar ao seu proprietário. Está agora à venda através da Nicholas Mee, um concessionário a norte de Londres especializado em Aston Martins. O proprietário original conseguiu sobreviver a aproximadamente 5000 km ao volante do V8 Cygnet e, segundo consta, ainda está “quase como novo”.
A venda inclui uma capa para o carro, especificações técnicas e o único manual de proprietário do Cygnet V8 existente. Não está incluído: um local para guardar a sua imensa coragem, caso tente efetivamente atingir a velocidade máxima do carro, que é de 270 km/h.