No âmbito do Rali Casinos do Algarve, que arrancou no dia 27 e terminou hoje a 29 de março, prova inserida no Campeponato Português de Rais, estivemos à conversa com o espanhol Dani Sordo, piloto oficial da Equipa da Hyundai Portugal que terminou a prova na segunda posição atrás daquele que é o seu grande rival, o britânico Kris Meeke.
Deixamos aqui o seu testemunho e aquilo que o move nesta sua aventura portuguesa. O legado de Dani Sordo é bem conhecido: piloto do Mundial de Ralis WRC, estreou-se na prova rainha em 2003 no Rali da Catalunha. Conta com 191 presenças no WRC, onde conquistou 57 pódios. Agora, corre nas estradas portuguesas, sejam de terra ou de asfalto!
Porquê Portugal Dani?
Dani Sordo: Havíamos falado há algum tempo sobre este tema, Portugal, um país que tem uma equipa oficial da Hyundai, há algum tempo que seguia este rali, a equipa é excelente, tem infraestrutura, e na verdade Portugal é um país espetacular, existem apaixonados dos ralis, são ralis muito “fixes”. Estou a gostar!
Não sentes falta do Mundial, do ambiente?
Dani Sordo: Bem, na verdade são mundos diferentes. É como jogar na primeira divisão ou jogar numa equipa mais pequena. É preciso saber onde estamos, aquilo que existe, são ralis mais pequenos, mas acaba por ser um desafio para fazer as coisas ainda melhores, mas claro que há menos gente, é o campeonato nacional e o mundial, é isso mesmo, é inevitável, e é isto que tenho para fazer, estou satisfeito e é o mais importante neste momento.
Não te tira motivação?
Dani Sordo: Não, até porque temos o Kris Meeke, o que motiva ao quadrado. É preciso correr e esforçar-me ao máximo, quando a concorrência é feroz, não é fácil. Se tens um piloto com o nível do Meeke, com um bom carro, o Toyota é mais evoluído que o Hyundai, motiva-te muito mais, é mais desafiante e as coisas não são fáceis. No ano passado, o Kris acabou por ter tudo muito facilitado para ganhar. É um excelente rival e, claro, de nível internacional.
O que será para ti uma boa temporada aqui?
Dani Sordo: Claro que para mim o melhor resultado será ser campeão. Quando vais para uma determinada função e dás 100% daquilo que tens, é preciso ficares satisfeito. Gosto de ganhar e quando não ganho fico aborrecido. Mas sim, o objetivo é ganhar.
Comparando o Toyota e o Hyundai, o japonês é um carro mais evoluído… quais são as diferenças?
Dani Sordo: O Toyota tem mais tração, é um carro mais pequeno, mais ágil e acaba por ser um carro mais moderno, por transpor para as pistas todas as suas melhorias. Por isso estamos aqui para tentar evoluir um pouco o Hyundai, mas a marca também tem de nos ajudar. Nós fazemos tudo para afinar o i20, mas se não há “coisas” novas é difícil. Mas vamos tentar.
Que diferenças grande sentes entre o WRC e o Campeonato de Portugal?
Dani Sordo: São muito diferentes. Não têm nada a ver. O carro de Rally 1 é muito mais rápido, mais estável… tudo melhor, trava melhor, curva melhor… tudo mais rápido, mas também tudo mais fácil.
Na verdade, este carro de Rally 2 necessita mais do piloto, de nos levar mais ao limite, de cometermos mais erros, até porque é um carro mais difícil de pilotar. E para conseguires resultados realmente bons, tens de ir cada vez mais ao limite, por isso, estamos sempre no limiar do acidente.
Faz algum sentido introduzir a tecnologia híbrida como nos Rally 1?
Dani Sordo: É importante porque há interesse e é esse o caminho, como se pode ver pelo que os construtores estão a fazer. As marcas querem vender carros e dar uma imagem de futuro, por isso transpor esse futuro, as novas tecnologias para o Rali, parece-me muito positivo. Ainda que na minha opinião, a tecnologia híbrida não tem funcionado muito bem nos Ralis, muitas falhas, avarias. Na verdade, os carros eram muito rápidos, até porque a parte do motor elétrico dá mais 100 CV, e isso nota-se…Para o bem e para o mal… quando não tens, faz-te falta ter aquele “boost”. Pode ter sido um problema de fiabilidade.
Qual a tua opinião sobre os pilotos portugueses?
Dani Sordo: É um campeonato muito bom, muitos carros, há muita gente que gosta, ralis bonitos, e isso é interessante. Este ano em Espanha também está a acontecer um campeonato muito competitivo, mas tiver oportunidade de vir para cá, temos ralis de terra, asfalto… eu gosto mais de terra, até porque aqui nem há muito asfalto. Terra é muito bom…
Manténs a esperança de regressar ao WRC?
Dani Sordo: Para já não. O objetivo não é esse. Se puder fazer alguma corrida, claro que vou fazê-la, mas para já não penso nisso. Continuo a trabalhar com a Hyundai e posso fazer uma corrida, gosto muito da Grécia, Sardenha e até Portugal…
Mas agora estou neste campeonato e vou fazê-lo…
Obrigado Dani e boa sorte…
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