Um chassis monocoque. Travões de carbono-cerâmica. Um escape em titânio com revestimento cerâmico. Um motor V-12 de 1200 cavalos. Parece a receita para um novo hipercarro, certo? Mas não é.
Estas são apenas algumas das caraterísticas do novo Engler V12, um quadriciclo que parece estar melhor preparado para competir com um Bugatti do que com uma Honda TRX250X ATV.
A Engler Automotive revelará pormenores específicos sobre o motor dentro de um ano, mas sabemos que produzirá 700-800 CV naturalmente aspirados na sua configuração menos potente, um pouco menos do que o novo Ferrari 12Cilindri. A versão de topo do motor V-12 atualizado produz 1200 CV, e a empresa afirma que cumprirá os regulamentos de emissões mais rigorosos, incluindo os da Califórnia.
Conta com uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades concebida internamente e construída em colaboração com a Universidade Técnica, Faculdade de Engenharia Mecânica, em Kosice, Eslováquia. O Engler tem jantes forjadas em magnésio de 20 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, e tudo isto é montado no chassis com peças de suspensão em titânio e amortecedores próprios.
O quadriciclo acomoda dois condutores nos seus bancos em pele macia, estofados no mesmo material das malas Hermès. Engler fabrica o assento especificamente para o cliente. Tem dois ecrãs tácteis – um para a telemática do veículo e outro para o sistema de infotainment com Apple CarPlay.
Não tem pedais, sendo que todos os controlos do veículo estão na barra de direção. O seu para-brisas regulável em altura funciona em sincronia com a aerodinâmica ativa escondida na carroçaria. Também não há cintos de segurança – embora, em caso de acidente, ser ejetado possa ser mais seguro do que ficar no quadriciclo, uma vez que não há carroçaria entre si e o ar livre.
A marca constrói apenas 10 carros por ano, mas tem planos para aumentar esse número com a introdução deste quadriciclo. A empresa está atualmente a testar o V12 na pista antes de chegar às ruas públicas para testes no trânsito.