Respondendo aos desafios colocados pelas alterações climáticas e conservação do meio ambiente, a indústria automóvel está a passar por uma grande transformação.
Através do Emblème, a Renault continua os estudos exploratórios iniciados com o concept Scenic Vision, em 2022.
Explorando ao máximo todas as possibilidades, o objetivo é criar um protótipo funcional de um modelo familiar – espaçoso, confortável e com alta tecnologia – ao mesmo tempo que leva a descarbonização para novos patamares.
Nenhum aspeto da descarbonização pode ser tratado de forma isolada. Qualquer abordagem deve ter em conta o ciclo de vida do automóvel, desde o início até o fim, e incluir cinco áreas principais: eco-design, seleção de recursos, produção, uso e fim de vida.
Leia também: Ampere é a nova empresa do Grupo Renault para os veículos elétricos
Desenvolvido pela Ampere, o Renault Emblème é um concept car que reflete essa abordagem. É a visão de um automóvel familiar de baixo-carbono, de início ao fim, já que emite menos 90% de gases com efeito de estufa (CO2e), ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Concebida pela Verkor e com produção estimada até 2035, a bateria elétrica do Renault Emblème apresenta uma redução de 72% das emissões de carbono, em relação a uma bateria tradicional equivalente. Este desempenho é obtido através de processos de fabrico otimizados, de uma fábrica alimentada por eletricidade com baixo teor de carbono, de fornecedores locais e de uma reciclagem otimizada dos resíduos e das baterias em fim de vida.
Para o interior do automóvel, nomeadamente para o painel de instrumentos, a Forvia utilizou revestimentos à base de materiais reciclados ou naturais, que têm a vantagem de serem capazes de armazenar CO₂.
As zonas de contacto nos painéis das portas e na consola central são estofadas em peles feitas de fibras de ananás, uma alternativa mais leve e sustentável ao couro animal.
Os faróis desenvolvidos pela Forvia Hella reduzem para metade as emissões de CO2, ao longo do ciclo de vida, em comparação com os faróis convencionais.
O Emblème utiliza a tecnologia SiC da ST Microelectronics para o inversor de tração, de modo a utilizar a energia da bateria do VE para acionar o motor. A SiC é uma tecnologia inovadora que complementa o silício e que é essencial para gerir os fluxos de energia, a autonomia e o carregamento dos veículos.
É mais robusta do que o silício para VEs de alto desempenho e mais amiga do ambiente, uma vez que reduz as perdas de energia, lida com níveis de potência e tensão mais elevados e oferece um melhor desempenho energético e térmico. Até 2030, a ST pretende reduzir as emissões de CO2eq do inversor de tração, em cerca de 80%, durante a sua vida útil, em comparação com um Renault Megane de 2018.