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A Noruega é um dos países que tem sabido liderar a revolução elétrica, por isso a maioria das vendas de automóveis naquele país dizem respeito a automóveis de emissões zero.

A propagação elétrica é tão massiva que, em julho, no mês passado, foram comercializados apenas 45 automóveis com motor a combustão, isto em todo o país, sendo que a venda de elétricos representou 42% dos automóveis novos matriculados.

Os dados são do site Opplysningsrådet for Veitrafikken (OFV), ou Federação Norueguesa de Estradas, ilustram que 91,9% dos automóveis registados na Noruega, em julho de 2024, foram elétricos, com os países escandinavos a liderar esta adoção. No ano passado, os elétricos a bateria representaram 81,7% de todos os automóveis vendidos no país.

A maioria destes 45 modelos térmicos são automóveis disponíveis exclusivamente em versões não elétricas. O Suzuki Swift lidera, com dez unidades registadas, e os restantes incluem seis Porsche 911, cinco Mazda MX-5, dois BMW Série 1, dois BMW M2 e duas ambulâncias baseadas no Volvo XC90. Também foram vendidos carros Suzuki Ignis e Vitara, e Mazda CX-30.

Os híbridos e os híbridos plug-in registaram uma quota de 4,8%, numa percentagem abaixo da registada no ano passado, de 14%. Isto dever-se-á, em parte, ao facto de o Governo da Noruega ter abolido os benefícios fiscais para a propriedade deste tipo de automóveis a partir de janeiro de 2024.

Ricardo Carvalho

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