fbpx




Embora 2024 não venha a ser recordado como um bom ano para a indústria automóvel, os fabricantes continuaram a introduzir novos produtos, demonstrando que ainda existem oportunidades e que os consumidores têm mais escolha do que nunca no mercado.

Até dezembro de 2024, a indústria assistiu à introdução de 162 novos modelos de oito regiões diferentes de todo o mundo.

No entanto, nem todos estes produtos são globais, uma vez que a indústria está a avançar para a produção local e a adaptar os automóveis aos gostos locais. Eis um resumo do que foi apresentado durante o ano.

Quase metade dos novos automóveis apresentados este ano vieram de fabricantes chineses. No total, foram apresentados 79 modelos por marcas chinesas. Muito atrás ficaram os construtores europeus, que apresentaram 47 novos modelos.

A BYD ficou em segundo lugar em termos de novos modelos. Sendo o maior vendedor da China, não é invulgar ver um grande movimento na sua gama. O construtor chinês apresentou 14 novos modelos: BYD Qin L, Seal 06, Seal 06 GT (elétrico), Sealion 05, Shark (elétrico), Song L DM, Xia, Yuan Up (elétrico); Denza N9, Z9 hatchback e Z9 sedan; Yangwang U7 e U9; Fang Cheng Bao 8. A BYD deverá vender mais de 4 milhões de unidades até 2024.
A chinesa Geely apresentou 10 novos automóveis: 3 da Lynk&Co, 3 da marca Geely, 2 da ZEEKR, 1 da Jiyue e 1 da LEVC.

Embora a China lidere o ranking em termos de origem, foi o Grupo Volkswagen que apresentou o maior número de novos modelos em 2024. Embora não esteja no seu melhor momento, o grupo alemão tem sido bastante dinâmico em termos de revelações. Desde janeiro, foram apresentados um total de 19 novos modelos, incluindo oito Audi, seis Volkswagen , dois Skoda, um CUPRA, um Porsche e um Lamborghini.

As 13 marcas Stellantis apresentaram 12 novos modelos. A Opel/Vauxhall destacou-se com dois novos veículos, o Frontera e o novo Grandland. As restantes marcas apresentaram um modelo cada. A Chrysler e a Ram não apresentaram nada.

Os japoneses apresentaram 16 modelos, seguidos dos coreanos com 8 novos modelos. Os construtores americanos apresentaram 7 novos modelos, seguidos pelos indianos (3), vietnamitas (1) e iranianos com um modelo. Nem os construtores russos, nem os turcos, nem os malaios apresentaram automóveis novos em 2024.

Em contraste com os seus excelentes resultados em 2023, a Toyota, o maior fabricante de automóveis do mundo, apresentou apenas três novos modelos: o novo 4Runner, o bZ3X e o Urban Cruiser.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade